CHECKLIST MUNDO

Quer viajar e viver um Natal mágico?

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 25/11/2019 às 07:18Atualizado em 19/04/2023 às 10:53
Compartilhar

Falta exatamente um mês para o Natal e muita gente fica de olho em promoções de última hora para escolher onde aproveitar esse período do ano. O início do verão no Brasil leva grande parte das pessoas a apostar em algum tradicional destino de praia, mas quem decidir variar um pouco a programação pode ter a chance de viver o espírito natalino que foi plantado em nosso imaginário pelos filmes americanos.

Com a chegada de dezembro, muitas cidades no Brasil e no mundo se transformam em um passe de mágica. As ruas se iluminam com luzes coloridas e decorações natalinas, enquanto feirinhas e programações especiais se encarregam de propagar o clima de alegria para comemorar o nascimento de Jesus e a chegada do Papai Noel.

Se decidiu aproveitar as férias este ano para viver um Natal mágico, confira 08 destinos ao redor do mundo que com certeza vão te colocar no clima das festas de fim de ano.

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Para quem quer comemorar em grande estilo e não deseja sair do Brasil, o famoso Natal Luz de Gramado é uma excelente ideia. O evento enche a cidade de luzes e gigantescas árvores com apetrechos natalinos.

Em meio ao cenário natalino cinematográfico, ocorrem também shows e desfiles diários do Papai Noel e seu elfos, sendo alguns gratuitos para todos os visitantes. O interessante é que a programação não se limita ao mês de dezembro. A temporada vai do começo de novembro até a terceira semana de janeiro.

Curitiba, Paraná

Menos badalada que as vizinhas do Rio Grande do Sul, a capital do Paraná também conta com seu próprio Natal de Luz. A programação este ano conta com mais de 130 atrações, incluindo desde autos, exposições de presépios e feiras nos principais pontos da cidade.

Um dos pontos altos são os corais que se apresentam na sacada dos prédios históricos iluminados, mas os visitantes também poderão se encantar com o carrossel que será montado este ano no Passeio Público.

Cidade do Vaticano, Vaticano

O país sede do catolicismo não poderia ficar de uma lista de destinos especiais de Natal. A imponente Basílica de São Pedro na cidade do Vaticano é onde acontece todos os anos a tradicional Missa do Galo. A entrada é gratuita, mas conseguir uma vaga lá dentro requer o preenchimento de um formulário previamente no site do Vaticano.

Também é possível se juntar aos peregrinos para acompanhar o papa dar a bênção de Natal no dia 25 de dezembro. Milhares de pessoas se aglomeram na Praça São Pedro para espiar o sacerdote do balcão central da basílica.Além das celebrações religiosas, o Vaticano estará decorado para celebrar o nascimento de Cristo. Uma grande árvore de natal enfeita a praça central e a cidade também recebe a mostra “100 presepi” (100 presépios). O evento nasceu há 40 anos com o objetivo de manter viva a tradição italiana dos presépios, reunindo montagens de diversas regiões da Itália e de outros países.

E já que falamos em Vaticano, por que não pensar em uma Eurotrip? Colado ao menor país da Europa, é possível visitar Roma que estará com luzes e decorações pelas ruas. Depois, basta embarcar em um voo low cost e seguir para outros destinos do continente que sempre se enfeitam com iluminação especial e ainda contam com charmosas feiras de Natal para provar os quitutes típicos da época e pistas de patinação no gelo.

O roteiro pode incluir Nuremberg, na Alemanha; Praga, na República Tcheca; Amsterdam, na Holanda; Londres, na Inglaterra; ou mesmo Paris - que é conhecida como Cidade Luz em qualquer estação do ano, mas ganha um toque especial no fim do ano.

Nova York, Estados Unidos

A cidade que nunca dorme é um dos cenários mais populares das produções cinematográficas natalinas e realmente se transforma durante a época para surpreender até quem já visitou a Big Apple antes.As lojas da Quinta Avenida preparam vitrines especiais para encantar os visitantes. Já o Rockfeller Center monta todos os anos a gigantesca e brilhante árvore de Natal e a pista de patinação de gelo, que ficou famosa no filme Esqueceram de Mim. Além disso, é possível topar com os "carols singers" , que espalham o clima festivo entoando canções tradicionais de Natal pelas ruas.

Lapônia, Finlândia 

Embora também seja um destino na Europa, a Finlândia faz parte dos países nórdicos e fica em uma região fora do roteiro mais comum pelo continente. A Lapônia inclusive é conhecida como o fim do mundo.

Apesar disso, o lugar merece destaque porque se trata da terra do bom velhinho. É lá que se localiza a Santa Clauss Village, a casa mais oficial do Papai Noel no mundo todo.

Além das fotos com o velhinho barbudo, os visitantes também conhecem um correio ondem chegam cartas de Natal do mundo todo. A decoração, a neve e as renas também não podem faltar. Ainda na Lapônia, dentro de uma caverna, está o Santa Park, o maior parque natalino do mundo.

Belém, Cisjordânia 

Deixando de lado os confrontos territoriais entre Israel e Palestina, uma viagem a Belém pode ser uma experiência única na época do Natal. Além de ser o lar da Igreja da Natividade, uma das mais antigas do mundo e considerada o local oficial de nascimento de Jesus, a vila recebe presépios de madeira em tamanho real com manjedouras para marcar a data. O destino está na rota dos peregrinos, que costumam também passar por Jerusalém e Nazaré.

Manila, Filipinas

O único país católico do Sudeste Asiático recebe o Natal já em setembro com muitas comemorações e as festividades se estendem até janeiro. As celebrações acontecem majoritariamente em ambientes públicos, em festas coletivas. Em Manila, os mercados de Natal aparecem junto com decorações e iluminações especiais para celebrar o nascimento de Jesus.

Orlando, EUA 

Parece impossível, mas os parques da Disney se tornam ainda mais mágicos às vésperas do Natal. A decoração fica incrivelmente mais colorida e iluminada, inclusive com neve fictícia caindo para maravilhar os visitantes. A trilha é personalizada para as festividades de final de ano e os personagens usam figurino natalino. Até a programação de shows muda, com apresentações cem por cento dedicadas à temporada natalina.

Não esqueça!

Seja a aventura internacional nos Estados Unidos, Europa, Ásia ou Oriente Médio, a Renova Câmbio tem lojas em Uberaba e Uberlândia para comprar a moeda necessária para cada destino. A cotação pode ser feita pelo telefone 3322-8886 ou ainda pelo Whatsapp, sem complicações.

É possível levar dinheiro em espécie ou carregar um cartão pré-pago com até seis moedas diferentes - ideal para quem estiver programando um roteiro por vários países.

O melhor é que, se acabar o dinheiro durante a viagem, o cartão pré-pago pode ser recarregado de onde você estiver. Basta fazer o pedido online e pagar o boleto. Em caso de perda ou roubo do cartão, a empresa oferece atendimento 24h em português e envia uma nova tarjeta para onde estiver. Então, nada de passar apuros! 

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, que adora pesquisar e montar roteiros para aventuras pelo Brasil e exterior. Além de escrever sobre política no Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo, onde compartilha suas andanças e experiências pelo mundo afora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por