GERAL

Dermatologista explica causas e cuidados para quem sofre com queda de cabelo

Dermatologista garante que lavar os cabelos diariamente não contribui para a perda de fios, e sim o acúmulo de secreção sebácea no couro cabeludo

Letícia Morais
Publicado em 25/02/2018 às 10:56Atualizado em 16/12/2022 às 06:04
Compartilhar

Babi Magela

Giovanna Prata recomenda cuidados, como evitar uso excessivo de produtos químicos e não prender nem dormir com o cabelo molhado

 Os fios de cabelo seguem um ciclo de vida que envolve uma fase de crescimento, de repouso e, por fim, de queda. A dermatologista Giovanna Prata Ciabotti Camargos explica que existe um revezamento entre os folículos no couro cabeludo, em que há fios crescendo e em queda. Dessa forma, um pouco de queda é considerado normal para a renovação dos fios.

A dermatologista esclarece que, em média, a queda considerada normal é de até 100 fios por dia. Um sinal de que pode ser necessária uma avaliação é quando há uma intensificação da queda, com fios de cabelo no travesseiro pela manhã ou a sensação de afinamento. “A causa mais comum de queda entre mulheres é uma condição chamada de eflúvio telógeno, com aumento da quantidade de fios em queda”, afirma.

Giovanna Prata destaca que, geralmente, essa condição é consequência de situações que exigem que o organismo poupe energia, como perda significativa de peso, infecções, recuperação após cirurgias de grande porte, infecções, anemia ou hipotireoidismo.

A dermatologista comenta que a calvície, ou alopecia androgenética, é uma doença genética, como o nome mesmo diz, em que ocorre um afinamento progressivo dos fios por ação hormonal. Ela explica que existem vários tipos de quedas, mas a calvície apresenta componente genético. “O tratamento mais eficaz envolve o uso de medicações orais e locais a longo prazo, com o objetivo de retardar sua evolução”, acredita.

Segundo Giovanna Prata, o transplante capilar é uma das opções de tratamento para quem tem calvície extensa e estável, mas apresenta critérios específicos de indicação. Por outro lado, a dermatologista garante que lavar os cabelos diariamente não contribui para a queda, mas o acúmulo de secreção sebácea no couro cabeludo pode agravar a queda, provocando descamação e inflamação no couro. Assim, espaçar muito as lavagens é mais prejudicial do que lavar todos os dias. “Alguns cuidados devem ser tomados, como evitar o uso excessivo de produtos químicos, não prender nem dormir com o cabelo molhado”, orienta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por