JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Fies 2018 abre inscrições em fevereiro com novas regras

Haverá oferta de novas vagas com financiamento a juros zero para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos

Última atualização: 31/01/2018 - 09:18:00.

 Aqueles que desejam ingressar no Ensino Superior neste ano devem ficar atentos às mudanças oferecidas pelo Novo Fies. A partir deste semestre, haverá a oferta de novas vagas com financiamento a juros zero para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Serão 100 mil vagas para essa categoria. Antes das mudanças, a taxa de juros era de 6,5% ao ano.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, avalia que as novas regras devem facilitar o acesso ao ensino superior. “Nas mudanças introduzidas a gente assegura 300 mil vagas nos três modelos de FIES, sendo que o 1 é de juros zero para 100 mil contratos”, afirma.

O programa vai oferecer vagas exclusivas para alunos que tenham renda familiar per capita de até cinco salários mínimos e que morem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos, segundo o ministro da Educação, virão dos fundos constitucionais regionais. “O FIES 2 com fonte dos Fundos Constitucionais, com juros na média de 3% ao ano, metade da taxa de juros praticada pelo FIES antigo”, destaca. Há ainda o que será realizado com recursos do BNDES e atenderá estudantes de todo o país.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam em fevereiro. Quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e tirou nota superior a zero na redação, vai poder concorrer a uma das vagas para o primeiro semestre, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Essas novidades fazem parte do Novo Fies, que foi lançado no final do ano passado. Para mais informações, os interessados devem acessar o site do Fies

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia