POLÍTICA

Câmara cobra instalação de detectores de metal nas escolas públicas de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 07/04/2022 às 17:34Atualizado em 18/12/2022 às 18:59
Compartilhar

Vereador Elias Divino apresentou o requerimento ontem, no mesmo dia em que um aluno atacou colega de classe com canivete (Foto/Rodrigo Garcia)

No mesmo dia em que um estudante atacou colega de sala em uma das escolas públicas da cidade, Legislativo aprovou requerimentos para solicitar a instalação de detectores de metal em unidades de ensino da Prefeitura e do Estado.

Autor do documento, o vereador Elias Divino (Pode) destacou que a medida seria uma forma de manter o ambiente escolar seguro tanto para os alunos quanto para os professores e demais trabalhadores do local. Por isso, o pedido para que seja feito um estudo de viabilidade sobre a instalação dos equipamentos nas escolas públicas da cidade.

Segundo o parlamentar, o caso registrado ontem na Escola Sesi “Alberto Martins Fontoura Borges” reflete problemas de ordem social e de Segurança Pública, mas a situação não pode prejudicar o trabalho de aprendizagem.

Elias defende que o ambiente escolar precisa ter todas as proteções necessárias, cobrando inclusive a patrulha na porta das escolas e programas de conscientização sobre a violência. No entanto, ele pondera que os detectores podem ser uma ação mais imediata. “Tem que ter uma medida agora para não piorar mais essa situação”, argumentou.

De acordo com o vereador, a ocorrência de ontem não foi o primeiro incidente nas escolas. Com isso, ele argumentou que é preciso tomar providências para que os casos de violências nas unidades não se tornem uma rotina em Uberaba. “Pedimos que seja feito um estudo para que alguma coisa de segurança seja feita nas escolas”, salientou.

A Câmara aprovou dois requerimentos: um destinado à prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) para tratar sobre a rede municipal, e outro endereçado ao governador Romeu Zema (Novo) para discutir a possibilidade dos detectores nas unidades do Estado.

Na reunião, o vereador Celso Neto (PP) sugeriu que a própria Guarda Municipal e a Polícia Militar fossem também ouvidas nos estudos para indicar qual aparato de segurança pode ser implementado para garantir um ambiente escolar mais seguro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por