GERAL

Debate entre candidatos ao governo de Minas acontece neste domingo, na TV Band

Alexandre Kalil, Carlos Viana, Lorene Figueiredo, Marcus Pestana e Romeu Zema: veja o perfil dos políticos que vão se enfrentar pela primeira vez na campanha

O Tempo
Publicado em 07/08/2022 às 10:19Atualizado em 18/12/2022 às 21:24
Compartilhar

A TV Band vai promover o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Minas Gerais neste domingo (7), a partir das 21 horas. Evento permitirá que políticos possam apresentar propostas e discutir soluções para os principais problemas do Estado. De acordo com a emissora, confirmaram presença o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o senador Carlos Viana (PL), a professora universitária Lorene Figueiredo (PSOL), o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e o governador do Estado, Romeu Zema (Novo). São os candidatos dos partidos que têm representatividade no Congresso de acordo com as regras do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Alexandre Kalil tem em sua chapa o deputado estadual André Quintão (PT) como candidato a vice-governador e o senador Alexandre Silveira (PSD) que disputa a reeleição. Devido à aliança com o PT, Kalil vai dar palanque para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) em sua campanha pela presidência da República pelo Estado de Minas Gerais.

Já o senador Carlos Viana é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado e, apesar de ter mais quatro anos de mandato como senador pela frente, está disputando o governo de Minas. O candidato a vice-governador ainda não foi definido e não haverá ninguém disputando o Senado na chapa.

Romeu Zema ainda não definiu quem será vice na sua chapa e tem o deputado federal Marcelo Aro (PP) como candidato ao senado. O governador tenta a reeleição e apoiará o cientista político Felipe D´Avila (Novo) na disputa pela presidência da República.

Marcus Pestana também segue sem definir seu candidato a vice-governador. Já o candidato que irá disputar o Senado é o vereador de Belo Horizonte, Bruno Miranda (PDT). Essa aliança com o PDT vai garantir palanque em Minas para o candidato à presidência Ciro Gomes.

Lorene Figueiredo vem para a disputa com uma chapa composta por mulheres, com Ana Paula Azevedo como candidata a vice-governadora e Sara Azevedo disputando o Senado. O PSOL decidiu apoiar a candidatura de Lula na disputa nacional.

Saiba quem são os candidatos que vão participar do debate da TV Band

Alexandre Kalil (PSD)

Foi eleito prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2016 e 2020. Em 28 de março de 2022, renunciou à prefeitura da capital para ser candidato ao governo de Minas Gerais. Foi eleito, em 2021, para comandar a Frente Mineira de Prefeitos.

Antes de completar 25 anos, já atuava como dirigente de clubes esportivos e comandava os negócios da família, dirigindo a empresa Erkal Engenharia LTDA, especializada em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial. Elegeu-se presidente do Clube Atlético Mineiro em 30 de outubro de 2008, cargo que ocupou até 3 de dezembro de 2014, conquistando títulos como a inédita Taça Libertadores da América-2013, a Copa do Brasil-2014, além da Recopa Sul-americana e três campeonatos mineiros: 2010, 2012 e 2013.

Alexandre Kalil é casado com a arquiteta Ana Laender. É pai de três filhos, Lucas, Felipe e João Luiz e avô de quatro netas: Catarina, Helena, Eduarda e Bianca.

Carlos Viana (PL)

Carlos Viana tem 59 anos, sendo 23 deles dedicados ao jornalismo em televisão, rádio, jornais e revistas, além de editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper em Nova Jersey, Estados Unidos. Foi, também, professor universitário na PUC Minas, UniBH e Newton Paiva.

Antes de atuar no jornalismo, trabalhou durante seis anos como representante em Minas Gerais da Lufthansa - Linhas Aéreas Alemãs.

Em 2018, foi eleito senador com mais de 3,5 milhões de votos. Em dezembro de 2020, assumiu o cargo de vice-líder do governo no Senado Federal.

Carlos Viana é casado, tem dois filhos e dois netos.

Lorene Figueiredo (PSOL)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2018, Lorene ingressou no magistério aos 15 anos e, desde os 18, leciona na educação pública. É bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Filiada ao PSOL desde 2016, a professora, que tem 56 anos, tentou se eleger para o cargo de deputada estadual nas eleições de 2018 e para a prefeitura de Juiz de Fora em 2020, mas foi derrotada em ambos os pleitos.

Entre as pautas que ela defende estão "a reconstrução da democracia, combate à fome e ao desemprego, e o combate à carestia". Sempre participou de movimentos sociais em defesa das bandeiras feministas, socialistas e ambientais, também têm colocado o meio ambiente como foco de sua campanha.

Marcus Pestana (PSDB)

Natural de Juiz de Fora, Marcus Pestana iniciou sua trajetória como líder estudantil e integrou o Comitê Brasileiro pela Anistia. Eleito o vereador mais jovem de Juiz de Fora, em 1982, aos 22 anos, coordenou a campanha pelas Diretas Já e foi o primeiro presidente do PSDB na cidade da Zona da Mata mineira. No início dos anos 90, foi secretário de Governo da prefeitura de Juiz de Fora.

Pestana foi deputado estadual por um mandato (2007 a 2011) e deputado federal por duas vezes (2011 a 2014 e 2015 a 2018).

Além disso, foi secretário-geral do PSDB nacional e esteve à frente da presidência regional do partido, de 2011 a 2015.

No executivo, foi secretário de Estado de Saúde entre 2003 e 2010 e presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em 2005 e 2006. Ainda no governo de Minas, foi secretário-adjunto na Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, de 1995 a 1997 e, na sequência, assumiu o cargo de secretário de Estado de Planejamento, em 1998. Foi secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, em 2002, e chefe de gabinete do Ministério das Comunicações, de 1999 a 2001.

Formado em Economia, é professor licenciado do Departamento de Economia e Finanças da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema é gestor formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (SP).

Iniciou sua trajetória profissional cedo, aos 11 anos, seguindo os passos do pai. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente. Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema, quando a rede varejista passou de quatro unidades em Minas Gerais para 430 lojas nos Estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Zema ainda foi membro do Conselho do Grupo Zema. A organização emprega 5 mil trabalhadores diretos e conta com aproximadamente 1.500 indiretos.

Em 2018, Romeu Zema candidatou-se ao governo de Minas e foi eleito no segundo turno com cerca de 72% dos votos dos mineiros.

Natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, Romeu Zema tem 57 anos e é pai de dois filhos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por