JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 11 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Continua depois da publicidade



Verdade ou mito: descubra quais são as vantagens do etanol

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

05/08/2022 - 17:52:52.

Foto/ArquivoJM

Com certeza você já ouviu diversas indagações sobre o uso de etanol, também chamado de álcool etílico. Quais as vantagens e desvantagens do uso do etanol como combustível? Abastecer com Etanol prejudica o motor? É verdade que o carro fica mais forte com etanol? Por quê? Pode misturar álcool e gasolina? Para ajudar nessas questões o Jornal da Manhã foi em busca de profissionais que pudessem ajudar a sanar essas dúvidas e outras dúvidas.

No Brasil, o etanol, que é considerado um tipo de biocombustível, é produzido a partir da fermentação de amido e de outros açúcares, em especial da cana-de-açúcar e é um biocombustível altamente inflamável e incolor, muito utilizado em automóveis. Diferente dos carros que funcionam apenas à base de gasolina, os motores dos veículos flex (cuja frota chegou no país em 2018) são fabricados para funcionar corretamente independente da proporção de etanol presentes no tanque, justamente por conseguir regular a queima do combustível, garantindo o máximo de eficiência.

O uso exclusivo do etanol não prejudica o motor, desde que o veículo seja preparado para receber o combustível, como é o caso dos motores flex, cujo uso do etanol proporciona maior potência ao automóvel. O combustível vegetal tem propriedades solventes, o que contribui para a limpeza dos bicos injetores.

Do ponto de vista ambiental, o etanol é visto como positivo pois polui menos o meio ambiente, por emitir menos gases na atmosfera; diferentemente dos combustíveis à base de petróleo, é fabricado a partir de substâncias renováveis, que dependem apenas do cultivo; gera empregos em todas as etapas de produção; tem um custo; ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo, como mencionado anteriormente.

É importante ressaltar que o etanol só pode ser utilizado por veículos que tenham motor flex, ou seja, que aceitam tanto álcool quanto gasolina. Além disso, o álcool pode ser utilizado 100% ou misturado com gasolina, desde que o proprietário do veículo, antes de qualquer mudança, percorra um determinado trajeto para que o carro reconheça o que está sendo queimado, para que não haja problema no motor.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar