JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Continua depois da publicidade



Observatório do Sul de Minas Gerais capta meteoro brilhante

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

04/08/2022 - 08:23:45. Última atualização: 04/08/2022 - 08:24:30.

Câmeras do Observatório Pico dos Dias, em Brazópolis, na região Sul de Minas, registraram na madrugada desta quarta-feira (3) um meteoro brilhante cortando os céus. Segundo informações do próprio observatório, o registro aconteceu por volta das 5h.

O coordenador do local, Saulo Gargaglioni, informou que o bólido (nome dado para um meteoro brilhante) foi registrado em duas câmeras allsky pertencentes ao observatório. Além da captação realizada pelo equipamento da instituição, Gargaglioni cita que muitas pessoas puderam avistar o meteoro em outras cidades mineiras e também no estado vizinho, São Paulo.

Segundo testemunhas, o evento entendia uma magnitude (escala que se usa para medir o brilho das estrelas) estimada em -8, em uma altitude aproximada de 100 km, quando iniciou sua trajetória de descendência e apresentou um forte clarão.

“Para uma ideia de comparação, o Sol tem a medida de intensidade de brilho (magnitude) de -22. No céu, em período noturno, o planeta Vênus, um dos objetos que mais se pode ver brilhante no céu, tem magnitude em torno de -4. Sirius, a estrela mais brilhante, tem magnitude -1,5. E a Lua cheia -12. O meteoro então foi bem brilhante, com magnitude de -8”, explica Saulo Gargaglioni.

Este não foi o único em um curto espaço de tempo. Na noite de 4 de julho, às 23h37, outro meteoro brilhante foi registrado no céu de Brazópolis pelas câmeras do Pico dos Dias.

*Com informações do Estado de Minas
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar