GERAL

Crimes na internet estão cada vez mais comuns; saiba como evitar

Bruno Campos
Publicado em 02/07/2022 às 14:52Atualizado em 18/12/2022 às 21:48
Compartilhar

Dra. Lorena Israel, advogada de direito cibernético | Fot Jairo Chagas

Da mesma forma que acontece com quase tudo na vida, o avanço tecnológico também possui seus prós e contras. Cada vez mais as pessoas têm se tornado conectadas, tendo acesso a uma maior gama de informações, conseguindo viver de forma mais prática, tendo uma otimização do tempo em compras, compromissos, comunicação e até mesmo usando do online como meio de encurtar distâncias. Entretanto, com uma vida cibernética cada vez mais latente e expansiva, as pessoas têm ficado, também, cada vez mais à mostra.

Ao mesmo tempo que uma compra online torna-se um facilitador para o cotidiano de uma pessoa atarefada, poupando a ela o tempo de se deslocar até o estabelecimento, com a mesma quantidade -e facilidade- de cliques em que ela realiza um pedido, ela também expõe os próprios dados, o que torna muito mais fácil a ação criminosa na rede mundial de computadores. Em questão de minutos, informações como nome completo, CPF, endereço, número do cartão de crédito e código de segurança, são compartilhadas em sites vistos como confiáveis.

A advogada especializada em direito cibernético, dra. Lorena Israel, durante passagem pelos estúdios da Rádio JM, falou um pouco a respeito sobre como o consumidor pode adotar medidas simples, mas que potencializam a eficácia na hora de se proteger e proteger os próprios dados virtualmente. Considerando que há uma crescente no número de crimes envolvendo golpes, na maior parte das vezes, pelas redes sociais, adotar ações como a limpeza dos cookies dos sites visitados, procuras em guias anônimas e a ativação da autenticação em dois fatores, pode amenizar os perigos virtuais.

“É necessário ficar atento ao realizar uma compra pela internet. Fique atento ao fornecimento de dados, aos links enviados. Observar os pedidos de transferência bancária, de pagamentos via PIX, observar essas questões da utilização do celular, a minimização no fornecimento de dados. Medidas simples, mas que podem evitar possíveis fraudes. Mas caso aconteça, sempre fazer a comunicação ao órgão responsável, boletim de ocorrência, fazer esse tipo de denúncia caso sofra alguma fraude”, explica a advogada.

Em caso de pedido de dinheiro vindo de parentes ou conhecidos, tentar, primeiramente, contatar a pessoa para confirmar se realmente trata-se dela ou de alguém que esteja se passando por essa pessoa, o que tem sido cada vez mais comum, principalmente no whatsapp. Nunca clicar em links suspeitos, mesmo que vindos de pessoas de confiança e, sempre checar as redes sociais da pessoa com quem se está conversando, são alternativas que podem evitar que se caia em algum golpe e perca dinheiro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por