GERAL

De volta ao Mapa da Fome: Quase 50 milhões de brasileiros vivem em condição de pobreza, aponta estudo

É consideração condição de pobreza quando a família vive com renda diária menor que R$ 10, segundo o Banco Mundial

Publicado em 27/06/2022 às 12:01Atualizado em 18/12/2022 às 21:59
Compartilhar

Um contingente de aproximadamente 11 milhões de pessoas, equivalente a quase a totalidade da população da capital São Paulo, despencou na pirâmide social em 2021 e fez com que o número de brasileiros que vivem na pobreza chegasse a 47,3 milhões. Em termos percentuais, essa quantidade representa 22,3% da população do país.

Levantamento do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds), feito a partir da renda das famílias, mostra que o percentual é o maior em dez anos e que houve uma piora generalizada em todo o país. Os dados revelam também que 6,3 milhões de pessoas – mais da metade dos que perderam renda em 2021, chegaram à extrema pobreza, fazendo com que o ano fechasse com 20 milhões de pessoas nessa condição.

Segundo a pesquisa, houve avanço generalizado da pobreza em todo o país e nos mais diversos segmentos, mas a faixa etária de zero a 17 anos é a mais sacrificada, com 19 milhões de crianças e adolescentes – ou 35,6% dessa faixa etária – na chamada pobreza infantil.

No Nordeste, 5,5 milhões caíram na pobreza no ano passado, elevando o número de pobres na região para 22,8 milhões, quase 40% da população nesta parte do país. No Sul, o contingente aumentou em 400 mil, fazendo com que os mais pobres passassem a representar 10% do total da população nesta parte do país. Lá o ano terminou com 3 milhões de pessoas na pobreza.

Ainda que a pobreza tenha avançado em todo o país e nos mais diversos segmentos, a parcela da população que mais sofreu é negra — 73% do total — e se concentrava em regiões e estados mais pobres, o que ajudou a ampliar as desigualdades nacionais.

Diferentes levantamentos registram o avanço da pobreza e as dificuldades cada vez maiores dos brasileiros sobreviverem em um contexto de insuficiência de políticas públicas para proteger parcelas da população mais vulneráveis.

As séries do Imds que contabilizam pobreza tomam como base a renda per capita familiar (por pessoa) apurada a partir das séries da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnadc do IBGE). O levantamento foi iniciado em 2012.

O Imds fez uma linha histórica da pobreza, estimando dados da antiga Pnad (1992-2015) com a atual Pandc. Nessa projeção de longo prazo, o nível de pobreza de 2021 é comparável ao registrado em 2010, mas praticamente metade do indicador nos anos de 1990, quando a pobreza chegou a atingir 40% da população.

Fome. Pesquisa divulgada no começo de junho pelo instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) revela que, em pouco mais de um ano, 14 milhões de brasileiros entraram para o Mapa da Fome. Ao todo, 33 milhões de pessoas estão passando fome no Brasil. O levantamento mostra, ainda, que 58,7% da população vive com insegurança alimentar. A situação atual é equivalente ao patamar da década de 1990.

Salário Mínimo. Levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que 75 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo ou menos. O levantamento revela ainda que 9 milhões vivem com menos de R$ 178 por mês. E 19 milhões, com menos de meio salário mínimo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por