JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 30 de junho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Continua depois da publicidade



Emissão do novo documento de identidade deve começar no mês de junho em MG

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/05/2022 - 00:00:00. - Por Rafaella Massa

Começa a partir de julho a emissão do da nova Carteira de Identidade que usará o CPF como registro único do cidadão. A notícia foi divulgada em primeira mão pela coluna Falando Sério, do jornalista Wellington Cardoso. O registro, que vem acontecendo em todo o país, deve ser realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais, que deve realizar a emissão do documento em todo o estado.

O documento dos 2,87 milhões de mineiros deve ser emitido até 23 de março de 2023, quando termina o prazo de expedição. O Instituto de Identificação já está testando o sistema de emissão do documento. A autenticação da carteira poderá ser verificada pelo QR code.

O Projeto de Lei 1.422/2019 tramitou de 2019 a 2021, quando foi aprovado em setembro. O documento deverá constar nos cadastros e nos documentos de órgãos públicos, no registro civil de pessoas naturais ou nos conselhos profissionais, como certidões de nascimento, casamento ou óbito; no Documento Nacional de Identificação (DNI); no Número de Identificação do Trabalhador (NIT); no registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); no Cartão Nacional de Saúde; no título de eleitor; na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); no certificado militar; na carteira profissional; e em “outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais”.

No modelo atual, a pessoa pode ter uma Identidade por Estado, o que segundo agentes da segurança pública, que se queixam há décadas, favorece a ação de criminosos.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar