GERAL

UEFA Champions League: A jornada de Thiago Silva na European Cup

Publicado em 18/05/2022 às 11:46Atualizado em 18/12/2022 às 22:30
Compartilhar

Não há dúvida de que Thiago Silva é um dos melhores defensores centrais a sair do Brasil, mas a longevidade de sua carreira e o fato de ele ainda estar jogando no topo de seu jogo nesta fase de seus dias de jogo, sem dúvida, torna tudo ainda mais impressionante.

Apesar de ter 37 anos de idade, Silva ainda está no topo da Premier League com o Chelsea e continua a ser uma peça regular na defesa do Brasil do Tite - com o objetivo de ser nomeado no plantel de seus países antes da Copa do Mundo de 2022 no final deste ano no Qatar, que a Seleção é a favorita para vencer com esta casa de aposta.

Foi um longo caminho até o topo para Silva durante seus 20 anos de carreira. Sua primeira temporada na Europa foi dificultada quando foi diagnosticado com tuberculose, quando foi emprestado do Porto ao Dynamo de Moscou. Silva tomou a decisão de se aposentar, mas mais tarde a reverteu para ingressar no Fluminense em 2006.

Ele retornou à Europa novamente em 2009, assinando pelo AC Milan antes de se juntar ao Paris Saint-Germain, após três anos no San Siro. No entanto, o título da Champions League fez alusão às suas garras até que ele se juntou ao Chelsea em 2020, com uma vitória chocante sobre o Manchester City, dando a Silva seu primeiro sucesso após anos de tentativas.

Com as apostas do Liverpool x Real Madrid começando a esquentar antes da final deste ano em Paris, em 28 de maio, vamos dar uma olhada na longa jornada de Silva para finalmente se tornar um vencedor da European Cup...

2009/10: Campanha de estréia

A primeira campanha de Silva na Champions League foi com o AC Milan em 2009/10. Ele estreou em uma parceria de zaga central com o lendário Alessandro Nesta na vitória por 2x1 sobre o Olympique de Marselha na fase de grupos e ele perderia apenas uma partida enquanto o Milan terminava em segundo lugar, atrás do Real Madrid, no Grupo C.

No entanto, a corrida da Champions League do Milan terminou nas oitavas-de-final, já que o Manchester United derrotou o time italiano por 7 a 2 no placar agregado ao longo das duas partidas.  

2011/12: O primeiro gol de Silva na Champions League

Na edição 2011/12 do torneio, Silva marcou seu primeiro gol na Champions League contra o Barcelona no jogo de abertura do Grupo H. Alexandre Pato havia aberto o placar para o Milan no primeiro minuto, mas a equipe espanhola se recuperou para liderar por 2x1 com gols de cada lado do intervalo.

Mas assim como parecia que o Barcelona havia garantido os três pontos no Nou Camp, Silva pulou para enfrentar o pontapé de canto de Clarence Seedorf e sua cabeçada bateu Víctor Valdés aos 92 minutos do segundo tempo.

2019/20: A primeira final da Champions League de Silva

Apesar de jogar na Champions League por mais de 10 temporadas consecutivas e acumular quase 80 partidas na competição, Silva não apareceu em sua primeira final da Copa Européia até 2020.

Realizada a portas fechadas no Estádio da Luz devido à pandemia do coronavírus, a final de 2019/20 deveria ser um caso de sucesso entre o Bayern de Munique e o PSG. Mas foi exatamente o oposto, pois o gol de cabeça de Kingsley Coman no segundo tempo foi o único de uma partida bastante tímida.

2020/21: Sucesso da Champions League com o Chelsea

Contra todas as previsões, Silva finalmente conquistou seu primeiro título da Champions League com o Chelsea na última temporada. O veterano zagueiro ajudou os Blues a chegar à final e foi nomeado no 11º lugar de Thomas Tuchel para a grande partida contra o Manchester City.

No entanto, infelizmente ele foi forçado a sair após apenas 39 minutos depois de ter se lesionado. Não é como Silva teria imaginado sua noite antes do pontapé inicial, mas com o gol de Kai Havertz provando a diferença no Porto, temos certeza de que ele voou para casa feliz como campeão europeu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por