GERAL

Setores de alimentação e entretenimento se tornam oportunidade de 1º emprego

Tito Teixeira
Publicado em 17/05/2022 às 20:21Atualizado em 18/12/2022 às 22:32
Compartilhar

Segundo a Fiemg, os segmentos de alimentação e entretenimento estão entre os que mais contratam jovens

O mercado de panificadoras, supermercados, bares, restaurantes e outros setores da alimentação e entretenimento pode ser a porta de entrada para quem está em busca do primeiro emprego. Levantamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) Vale do Rio Grande aponta que o segmento está entre os que mais contratam jovens ingressantes no mercado de trabalho.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Uberaba (Sindipan), Fernando Mendonça, as chances de ingressar no mercado de trabalho são altas para os aprendizes, pois sobram vagas por causa da alta rotatividade nas empresas.

A indústria da alimentação é base da economia e a panificação está entre as seis maiores do país, com 36% na fabricação de produtos alimentares. Em Uberaba, o número de panificadoras chega a quase 200 estabelecimentos, de acordo com dados do Sindipan. Essa foi uma das áreas que não pararam durante a pandemia da Covid-19, assim como o agronegócio e a construção civil.

Fernando ressalta ser no atendimento a grande demanda de profissionais aprendizes. Para ele, funções para o balcão e o caixa são as vagas mais oferecidas pelos empresários. “O atendimento não precisa de experiência, mas procuramos orientar os jovens para saber se direcionar ao cliente e atender bem”, diz.

No Senai, os cursos oferecidos, inclusive na área de alimentação, são uma das grandes oportunidades aos jovens que querem ingressar e se destacar no mercado.

Silvano Fernandes, diretor do Senai Uberaba, considera que a recepção desses futuros profissionais é de muita responsabilidade. “O Senai oferece aulas práticas, como poucas escolas, indicando que os jovens estarão mais preparados para o mercado de trabalho em várias empresas. Daqui eles saem com grande empregabilidade, pelo nome do Senai, pelo reconhecimento e pela qualidade do ensino”, relata. Segundo ele, os alunos são formados tanto para trabalhar como empregados como também empreendedores. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por