GERAL

Ciclone subtropical pode atingir o Sul do Brasil com ventos de 100 km/h

Publicado em 17/05/2022 às 07:21Atualizado em 18/12/2022 às 22:33
Compartilhar

Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta para a passagem de um ciclone subtropical, cujos efeitos devem ser sentidos até a noite de quarta-feira (18). O alerta foi emitido ontem. Segundo informou a coordenadora de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Marcia Seabra, toda frente fria se origina da formação de um ciclone e, neste caso, ocorreu em alto-mar a leste do Rio Grande do Sul.

Após ganhar forma e se deslocar em direção à costa, o ciclone ganhou status de tempestade subtropical e acabou batizado de Yakecan. Ainda não é possível prever se ele ficará apenas em alto-mar, afetando a costa leste dos estados brasileiros, ou se chegará ao continente.

Além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, há possibilidade de que Yakecan atinja Paraná e São Paulo antes de perder força. O alerta emitido pelo Inmet é laranja, que prevê rajadas de vento de até 100 km/h, com sinalização de danos materiais em potencial. O alerta poderá subir para vermelho conforme o evento se aproxime com a costa ou ganhe força. Se os ventos ultrapassarem 120 km/h, o Yakecan passará a ser considerado furacão.

⛈️#TempestadeSubtropical: INMET e @marmilbr e informam sobre Tempestade Subtropical "Yakecan" na costa do #RioGrandeDoSul.

🌬️As rajadas de #vento podem superar os 100 km/h.

Segue o fio👇 pic.twitter.com/ns3eMPtAuC — INMET (@inmet_) May 16, 2022

A população de Porto Alegre foi orientada pela Defesa Civil a evitar andar na rua durante o período de alerta, além de se abrigar em local seguro. O estado do Rio Grande do Sul é que deve receber maior força do Yakecan até a madrugada de quarta-feira. Na sequência, ele sobe para Santa Catarina.

Além da tempestade, o sul brasileiro está em alerta para a onda de frio, que atinge também São Paulo, Mato GRosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso, com possibilidade de temperaturas mínimas abaixo de zero e até mesmo neve em regiões turísticas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por