Juiz manda doar para ONG mil búfalas que passavam fome e sede em fazenda de SP
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
O juiz Rodrigo Carlos Alves de Melo, da 1ª Vara de Brotas, determinou nesta quinta-feira, 20, que as mais de mil búfalas que foram encontradas em situação de maus-tratos, com fome e sede, em fazenda da região, sejam doadas para a ONG Amor e Respeito Animal (Ara). O magistrado mandou intimar pessoalmente a entidade para que, em dez dias, indique o local de destinação dos animais ou aponte outras entidades com capacidade para acolher os animais.
A decisão acolheu pedido feito pelo Ministério Público e diz respeito não só às búfalas, mas a todos os animais vítimas de maus tratos que estão na fazenda Água Sumida, em Brotas - incluindo ao menos 72 equinos, entre cavalos e pôneis.
Leia mais: Polícia investiga abandono de mil búfalos em SP; fazendeiro e ONG disputam animais
A Promotoria ressaltou que o pedido de urgência visava o bem-estar dos animais e requereu que eles doados preferencialmente para a ONG Ara. A solicitação foi fundamentada em dispositivo da Lei de Crimes Ambientais, que determina que a autoridade competente realize a destinação dos animais apreendidos para entidades ou órgãos competentes.
Ao analisar o caso, o juiz Rodrigo Carlos Alves de Melo considerou que, apesar de a ação penal em questão ajuizada contra o fazendeiro Luiz Augusto Pinheiro de Souza (dono da propriedade) ainda estar em seu início, há 'farta prova da materialidade' dos delitos de maus-tratos contra os animais.
Nessa linha, o magistrado entendeu que não há que se esperar o encerramento do processo para que haja a apreensão e destinação dos bichos, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais.
"Cabe ressaltar que a medida é urgente, tendo em vista a grande quantidade de animais apreendidos que ainda estão na propriedade rural em questão, gerando gastos diários para a sua manutenção, com perigo para a saúde dos animais e também da saúde pública, sendo necessária imediata destinação para as entidades referidas na Lei de Crimes Ambientais", escreveu o magistrado no despacho.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- UEFA Champions League: A jornada de Thiago Silva na European Cup
- Defensoria Pública em Uberaba realiza mais de 100 mil atendimentos em um ano
- O que fazer se faltar documentos na hora de entregar a declaração de imposto de renda?
- TV Câmara vai divulgar informações sobre animais desaparecidos
- Senado aprova despacho gratuito de bagagem em voos; texto volta à Câmara
- Arthur do Val tem mandato cassado e fica inelegível por oito anos
- Setores de alimentação e entretenimento se tornam oportunidade de 1º emprego
- Dólar cai 2,15%, fecha abaixo de R$ 5,00 e zera alta no mês
- TSE e Telegram assinam acordo para combater desinformação nas eleições
- Ministério da Saúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade