GERAL

Brasil começa a produzir vacina 100% brasileira contra a Covid-19

Imunizantes deve começar a ser aplicado já em fevereiro

Rafaella Massa
Publicado em 17/01/2022 às 06:49Atualizado em 18/12/2022 às 17:53
Compartilhar

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou nesta sexta-feira (14) o descongelamento do primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) produzido nacionalmente e que será usado na formulação das vacinas contra Covid-19 100% brasileiras, realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Apesar da produção do IFA ter começado em julho de 2021, o primeiro lote está sendo descongelado somente agora, em janeiro de 2022, para auxiliar na produção da vacina nacional. Anteriormente, a Fiocruz, que produz a vacina AstraZeneca contra covid-19, utilizava IFA importado do laboratório chinês WuXi Biologics.

O infectologista José Cavani explica que o IFA é o componente base para fazer a vacina e que a produção nacional é extremamente benéfica, principalmente se falando em economia. "Até o momento, não temos esse IFA produzido no Brasil, o que implica termos que importar. Alguns vêm da China, outros vem de outros lugares, e isso faz com que a gente gaste mais para produzir vacinas. Uma vez que a gente gaste menos, esse gasto pode ser aplicado em outros locais, na própria saúde ou em outras situações. Inclusive, o Brasil pode acabar, ao invés de comprar IFA de outros países, podendo vender essa IFA para outros locais e lucrar também. Então, é bom nesse sentido, de não depender do externo, que acaba sendo um gasto maior", explica Cavani.

Ainda, o infectologista afirma que a produção de IFA será favorável ao avanço da vacinação contra a Covid-19, pois o país terá capacidade de produzir mais vacinas. "Consequentemente com menos gastos poderemos produzir mais vacinas. A partir desse gasto reduzido, podemos ter mais dinheiro para produzir um material maior de vacinas, e como a gente está precisando vacinar a população toda, que é imensa, isso vai ajudar pra caramba", afirma.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, as primeiras doses da vacina Covid-19 100% nacional devem começar a ser aplicadas nos braços dos brasileiros na primeira semana de fevereiro. Ele afirma, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já possui Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses da vacina 100% brasileira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por