GERAL

Capitólio: Polícia analisará obra em mirante próximo ao desabamento de cânion

Publicado em 11/01/2022 às 06:51Atualizado em 18/12/2022 às 17:45
Compartilhar

Investigação da Polícia Civil de Minas Gerais vai apurar possível relação entre uma obra para construção de um mirante com o desabamento de parte de um cânion no lago de Furnas. O mirante foi inaugurado há dois anos e fica na mesma rocha envolvida no acidente, que matou dez pessoas no sábado (8), em Capitólio, a cerca de 300 quilômetros de Uberaba.

A possível relação foi levantada por pilotos de lanchas da região e descrita em áudio de um suposto engenheiro ambiental, que viralizou em Capitólio após a tragédia. Na gravação, o homem explica como a construção do mirante pode ter afetado a estabilidade das rochas na região.

Na avaliação do delegado Marcos Pimenta, que lidera as investigações, é prematuro vincular a obra ao acidente. Contudo, segundo ele, um geólogo contratado para apoiar a investigação vai avaliar o caso.

"Já estamos em contato com um geólogo que vai nos auxiliar nas respostas que estão questionadas pela imprensa. Em especial sobre a rocha, se uma obra no parque pode ter causado essa influência. Acredito que é prematuro, neste momento, outorgar a alguém essa responsabilidade", diz Pimenta.

O mirante em questão foi inaugurado há dois anos na rocha envolvida no acidente. Ele fica próximo, mas não exatamente em cima do local em que houve o desabamento. Hipótese levantada pelo ex-coordenador de Meio-Ambiente de Capitólio, Gleison Oliveira, aponta que o maquinário usado para as obras, a retirada da mata ciliar e o carreamento da água podem ter ajudado a deslocar a fenda.

A obra é uma das várias previstas até 2026 para a construção de três parques de lazer, sendo um de contemplação, um de aventura e um aquático, além de resort e restaurante. há também uma tirolesa instalada no Parque Mirante dos Canyons, cuja inauguração contou com o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, em setembro do ano passado. O investimento anunciado para a região foi de R$ 135 milhões.

"Nós inauguramos a tirolesa e teremos um resort muito vigoroso, um parque com uma paisagem. Esse ato, juntamente com o comércio que já existe em Capitólio, juntamente com a rede hoteleira, vai fazer com que nós coloquemos Capitólio na prateleira internacional", disse o secretário na ocasião.

*Com informações do jornal O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por