GERAL

Cepa Ômicron pode estar em Minas: mulher que chegou da África é internada em BH

Publicado em 29/11/2021 às 15:13Atualizado em 18/12/2022 às 17:14
Compartilhar

Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte, após uma viagem ao continente africano, onde houve a descoberta da variante Ômicron, uma mulher de 33 anos, ainda não vacinada contra a doença, testou positivo para Covid-19 após desembarcar em Belo Horizonte na última semana. A paciente está internada em leito de isolamento no Hospital Eduardo de Menezes, onde segue em observação.

Conforme informações da PBH, a mulher deixou o Congo no último dia 17, passando ainda pela Turquia e São Paulo antes de chegar na capital mineira, na última segunda-feira (22).

Antes de embarcar para o Brasil, conforme informa a paciente, ela havia feito o teste para a doença ainda no Congo e o mesmo apresentou resultado negativo. Os sintomas, segundo ela, tiveram início na data em que houve o desembarque em Belo Horizonte. Ao surgirem os sintomas, a mulher então procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Hospital Odilon Behrens, onde houve confirmação da doença em teste rápido realizado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A mulher permaneceu internada na UPA até a manhã desta segunda-feira (29), quando foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes. A amostra do exame do tipo RT-PCR feito será encaminhada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização do sequenciamento genômico do vírus. O trabalho vai mostrar se a infecção foi causada, por exemplo, pela variante Ômicron, apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma preocupante variante.

Não se sabe ao certo o estado da paciente, uma vez que, segundo informação, o boletim médico a respeito do seu quadro de saúde será repassado apenas para a família. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais, por sua vez, informou que, até o momento, nenhum caso da variante Ômicron foi identificado no Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por