JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Esperando pela Black Friday? É preciso atenção na hora de escolher os produtos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/11/2021 - 00:00:00. - Por Bruno Campos

Com a chegada da Black Friday na próxima sexta-feira (26) e seus prometidos descontos, estima-se que muitos brasileiros irão às compras, buscando pelos mais diversos produtos e serviços.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) realizou uma pesquisa sobre a intenção de compra nesta data e, segundo dados da mesma, 45,1% da população entrevistada em Belo Horizonte tem nos eletrônicos, seu principal foco de compra.

Entretanto, é preciso analisar o custo-benefício do produto quando se trata de preço, eficiência do equipamento e economia de energia. Como ressalta a própria Cemig, o desconto pode ser perdido se a eficiência do equipamento não for observada na hora da compra.

Conforme traz o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, o cliente precisa ficar atento ao Selo Procel antes de adquirir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.

Além do Selo, outra ferramenta a ser usada como auxílio na hora da escolha de um equipamento eletrônico é a tabela ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). Essa ferramenta classifica o equipamento de acordo com o desempenho do produto com relação ao consumo de energia. Os aparelhos são classificados de A (melhor desempenho) a G (pior desempenho).

Mesmo com preços mais atrativos, se tais fatores não forem observados na hora da compra, os descontos oferecidos pela Black Friday, a longo prazo, podem não valer tanto assim quando comparados, por exemplo, ao aumento no consumo de energia.

“Se o equipamento é mais barato no momento da aquisição, mas é menos eficiente, essa diferença será sentida na conta de luz enquanto ele for utilizado.”, alerta o especialista.

Além das compras presenciais, compras pela internet também são muito comuns durante a Black Friday. Nestes casos, nem sempre o Selo Procel ou as tabelas Ence estão visíveis para o consumidor.

Em uma situação assim é preferível que o cliente, antes de finalizar a compra, procure pela marca e modelo do equipamento no site do fabricante ou mesmo em outros sites de venda, com o intuito de se certificar da eficiência e do impacto que o consumo do mesmo trará para a fatura de energia elétrica, como destaca Thiago Batista.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia