JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Tchau, Tchau: Nesta segunda-feira nos despedimos de mercúrio retrógrado

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/10/2021 - 00:00:00. Última atualização: 18/10/2021 - 07:46:39.

O fim de um período de retrogradação de Mercúrio é sempre muito aguardado, mas este que termina nesta segunda-feira (18) foi especialmente desejado. Isso porque o planeta estava posicionado em Libra, o que trouxe à tona uma amostra de ajustes necessários na comunicação interpessoal. Como esquecer a queda mundial do Facebook, Instagram e WhatsApp por horas? Muita gente precisou reaprender a se comunicar sem o intermédio de um aplicativo de mensagens para não ficar completamente ilhado durante a queda. 

Nesta segunda-feira (18) a astrologia se despede de seu último Mercúrio Retrógrado do ano com a promessa de que a vida vai voltar a fluir. O planeta estava no movimento de retrogradação desde 27 de setembro, trazendo uma análise e revisão em diversos aspectos da vida, principalmente do passado. Neste período, a comunicação fica bem falha e é desaconselhável tomar grandes decisões. Objetos tendem a quebrar, as pessoas ficam mais esquecidas e fechar contratos, acordos ou planos formais trazem uma maior possibilidade de correções e arrependimentos.

Esta foi a terceira e última vez que Mercúrio esteve retrógrado este ano. A próxima vez será somente em 2022, logo no início, já no dia 14 de janeiro, começando em Aquário e terminando em Capricórnio, no dia 3 de fevereiro. A propósito, no próximo ano, Mercúrio fica retrógrado outras três vezes: em 10 de maio até 2 de junho (em Gêmeos e Touro), em 9 de setembro a 2 de outubro (em Libra) e 29 de dezembro a 18 de janeiro de 2023.

Além de Mercúrio, Júpiter também deixa o movimento retrógrado nesta segunda. Este movimento acontece a cada doze meses e traz imprevistos, dúvidas e tensão no externo, porém, crescimento interno.

Saturno esteve retrógrado até o dia 10 de outubro, estando muito ligado à revisão da maturidade, responsabilidade e limites, com foco na carreira e na profissão. E Plutão deixou a retrogradação em 06 de outubro. O planeta fica neste movimento uma vez ao ano, por quase seis meses e não traz tantas interferências no cotidiano.

Queda das redes sociais e o Mercúrio Retrógrado

Talvez o “feito” mais importante do movimento de retrogradação de Mercúrio desta vez foi a queda mundial do Facebook, Instagram e WhatsApp. Contudo, nem tudo é culpa do astro. Especialistas são unânimes em afirmar que uma retrogradação é algo tão comum e corriqueiro que muitas vezes acaba sendo supervalorizada para servir de “bode expiatório”. Claro que houve, sim, interferência do momento astrológico, mas a queda das redes sociais não aconteceu apenas por culpa dos astros.

Durante a queda das redes sociais, Mercúrio estava retrógrado em Libra, formando um aspecto forte com Júpiter em Aquário. Ambos os astros, nesse caso, são ligados à comunicação e estavam em signos que também cuidam do assunto. Mercúrio é a comunicação imediata, as linguagens e os aparelhos eletrônicos. Júpiter, por sua vez, é ligado à comunicação de longa distância e ao comércio exterior.

Segundo o astrólogo Carlos Falcão, há diversas situações astrológicas mais “negativas” ou desafiadoras que uma retrogradação. "O processo da retrogradação termina definitivamente apenas no dia 02 de novembro, quando Mercúrio direto sai dos graus de sombra que criou durante o movimento retrógrado. Até lá, teremos um campo de testes para perceber e solidificar aquilo que nossa nova consciência criou a partir dos aprendizados trazidos pela retrogradação. Pode ser sutil para alguns e bem nítido para outros", explica o astrólogo.

*Com informações do Universa UOL

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia