GERAL

Com cavalo marinho de máscara e peixe com cigarro ao mar, prêmio de fotografia mostra impacto da poluição na vida marinha

Publicado em 28/09/2021 às 08:44Atualizado em 18/12/2022 às 16:15
Compartilhar

 As imagens de um cavalo-marinho preso a uma máscara e a de um peixe tentando comer com um filtro de cigarro foram destaques deste ano do Ocean Photography Awards, prêmio dedicado ao mar e à vida marinha.

A premiação conta com oito categorias: oceano, conservação, aventura, exploração, novo, escolha popular, portfólio coletivo e Fifty Fathoms Fifty. Além de impressionantes imagens sobre o fundo do mar, neste ano a premiação também refletiu sobre a poluição dos mares.

(Foto/Ocean Photography Awards/Steven Kovacs) Categoria: Conservação

(Foto/Ocean Photopgraphy Awards/Kerim Sabuncuoglu)

Foto tirada por Kerim Sabuncuoglu ficou com o 1° lugar na categoria 'Conservação'. Imagem retrata enguia enrolada em uma linha de pesca abandonada.

Segundo o autor, a enguia havia mordido o anzol de uma linha de pesca abandonada no mar, e enquanto tentava escapar acabou se enrolando ainda mais.

"Cada giro sufocava lentamente o pobre animal até que ele não conseguiu mais respirar. Esta fotografia mostra um grito silencioso", revela Sabuncuoglu.

(Foto/Ocean Photography Awards/Galice Hoarau)

Imagem feita no canal de Saltstraumen, na Noruega, ficou com o segundo lugar na categoria 'Conservação'. A imagem feita por Galice Hoarau mostra uma gaivota morta presa a uma linha de pesca no fundo no mar.

Segundo Hoarau, Saltstraumen é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo, contudo a pesca é permitida na região, o que impacta na vida marinha.

"Essas linhas são armadilhas mortais para a vida selvagem, especialmente aves marinhas", aponta Hoarau.

(Foto/Ocean Photography Awards/Steven Kovacs)

"Fiquei bastante surpreso ao ver essa fêmea em particular se arrastando enquanto segurava um pedaço de lixo", revela o autor da fotografia.

Segundo ele, a imagem foi feita nas Filipinas durante um mergulho noturno em águas profundas. O fotografia ganhou o 3° lugar na categoria 'Conservação'.

 (Foto/Ocean Photography Awards/Stefan Christmann)

Segundo o autor da imagem, Stefan Christmann a cena retratada na fotografia não deveria ser comum porque os pinguins costumam passar da borda ao mar em alturas mais baixas. Nesse caso, contudo, uma mudança climática induzida pelo rompimento precoce do gelo.

"Esta imagem simboliza o futuro incerto que esses pássaros magníficos estão enfrentando", afirma Christmann. Categoria: Oceano

(Foto/Ocean Photography Awards/Aimee Jan)

Com a imagem de uma tartaruga verde cercada por peixes de vidro Aimee Jan ganhou o primeiro lugar na categoria 'Oceano'.

A fotografia retrata uma das quatro espécies de tartarugas encontradas no recife de Ningaloo, na Austrália.

"Estávamos fazendo um mergulho livre no fundo do recife quando um dos meus amigos do trabalho me chamou e disse que havia uma tartaruga sob uma saliência em um cardume de peixes de vidro, cerca de 10 metros abaixo", contou Aimee Jan ao site do prêmio.

"Quando mergulhei para olhar, os peixes separaram-se perfeitamente em volta da tartaruga e foi isso que eu vi. Eu disse à ela [tartaruga]: acho que acabei de tirar a melhor foto da minha vida", disse Jan.

(Foto/Ocean Photography Awards/Henley Spires)

Henley Spires, autor da imagem que levou o 2° lugar na categoria 'Oceano' retratou o mergulho violento de abatrozes em busca de comida.

Segundo o autor, as aves só aguentam o impacto com a água devido aos sacos de ar que possuem na cabeça e no peito.

"A agilidade dos pássaros se transfere do ar para o mar, nadando com um incrível velocidade de reação", afirmou Spires.

(Foto/Ocean Photography Awards/Matty Smith)

Matty Smith conseguiu retratar o primeiro mergulho de um filhote de tartaruga-de-pente. Segundo Smith, o animal que media apenas 3,5 cm de comprimento havia saído de um ovo minutos antes juntamente com cerca de 100 outros filhotes.

"Eles rapidamente atravessaram a areia e entraram no oceano para se dispersar e evitar a predação de pássaros e peixes. Tive que trabalhar rápido para essa foto", disse Smith, que levou o prêmio de 3° lugar na categoria "Oceano".

*Com informações do portal G1 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por