GERAL

Vulcão que poderia causar possível tsnumani no Brasil entra em erupção; veja imagens

Vulcão ganhou destaque no Brasil devido a um alerta de que a sua erupção, caso chegasse ao nível mais alto, poderia gerar um tsunami

Publicado em 19/09/2021 às 14:15Atualizado em 18/12/2022 às 15:58
Compartilhar

O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias (Espanha), na costa da África, entrou em erupção neste domingo (19). Segundo veículos da imprensa espanhola, a erupção é de pequeno porte e teve início por volta das 11h12 no horário de Brasília (15h12 no horário local). 

Cumbre Vieja ganhou destaque no Brasil devido a um alerta de que a sua erupção, caso chegasse ao nível mais alto de atividade vulcânica, poderia causar um tsunami com força suficiente para chegar ao litoral brasileiro, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país.

Histórico #LaPalma

pic.twitter.com/S0PKLxgHDd — Happy Orto 🕊💫 (@Osc_26) September 19, 2021

Apesar do nível considerado baixo de atividade, as autoridades evacuaram moradores de áreas mais próximas ao vulcão e seguem pedindo aos espanhois e turistas que tenham "extrema cautela" e evitem utilizar as estradas que passam pela região. Foram criados cinco abrigos que estão sendo utilizados como ponto de encontro e de refúgio para os atingidos.

Devido à situação, o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, adiou a viagem prevista para a participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (Estados Unidos), e se deslocará até La Palma para acompanhar os trabalhos, segundo informou o governo espanhol.

🔴 Vide Rio de lava da erupção do Vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias. #LaPalmapic.twitter.com/ND41efI3ET — Mundo News (@Mundo__News) September 19, 2021

Mesmo antes da erupção, especialistas já previam que as chances de se formar um tsunami capaz de chegar ao Brasil seriam remotas. Segundo o especialista em rochas vulcânicas Fábio Braz Machado, pesquisador da Universidade Federal do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, estima que o litoral brasileiro pode sentir uma espécie de "ressaca". 

*Com informações do jornal O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por