GERAL

Apagão em Minas: falta de energia atinge quase 60 cidades na Zona da Mata

Publicado em 19/09/2021 às 14:05Atualizado em 18/12/2022 às 15:58
Compartilhar

Uma falha na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em quase 60 municípios mineiros concentrados na Zona da Mata, além de algumas cidades do Rio de Janeiro na noite deste sábado (18). De acordo com concessionárias que atendem as regiões, a interrupção ocorreu às 21h21 e demorou mais de uma hora para ser reestabelecida em alguns lugares. 

Houve relatos da falta de energia em cidades como Cataguases, Muriaé, Além Paraíba, Leopoldina, Ubá, São João Nepomuceno, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco, além de municípios vizinhos e da região.

Em Minas, as cidades mais afetadas foram as atendidas pela Energisa Minas. A concessão atende a 66 municípios no Estado, dos quais 60 conviveram com o apagão na noite desse sábado. Já a Cemig registrou apenas dois municípios sem o fornecimento de energia.

Por meio de nota, a Energisa informou que "uma ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as Supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões de Minas e Nova Friburgo", o que causou a interrupção. Ainda em nota, a empresa afirma que atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa.

Segunda a Energisa, às 22h 100% da situação foi normalizada para os municípios impactados. "A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência", declarou por comunicado.

Já a Cemig, que disse não ter a informação se a falha partiu de Furnas, alegou que "devido a uma ocorrência externa ao sistema da empresa, houve uma interrupção, na noite desse sábado no fornecimento de energia a duas cidades da área de concessão da empresa: Estrela D'Alva e Volta Grande, na Zona da Mata de Minas" e que a volta da energia foi realizada de forma integral às 21h45 em ambos os municípios. 

Por meio de nota, a Eletrobrás Furnas disse que às 21h21 de sábado ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão, localizada no município de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Segundo a empresa, as proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A empresa afirma que a equipe técnica de Furnas iniciou, prontamente, os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora, e que está analisando as causas do ocorrido.

*Com informações do jornal O Tempo 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por