JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Vulcão que pode gerar tsunami que chegaria ao Brasil entra em alerta

Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja, em La Palma, começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/09/2021 - 14:05:16. Última atualização: 16/09/2021 - 14:06:49.

O nível de alerta foi aceso por autoridades da Espanha para erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa da África. O vulcão pode provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com impactos que chegariam ao Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país.

A informação foi divulgada pelo portal “MetSul Meteorologia” nesta semana. Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.

Segundo o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, o vulcão não estava dando sinais de erupção, mas agora chegou a um segundo nível, dos quatro níveis de alerta, podendo vir a ter uma erupção. No entanto, não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima, ressalta Teixeira.

 

— Volcanes de Canarias (@VolcansCanarias) September 15, 2021

 

O Metsul informa que a região de La Palma enfrenta aumento nos movimentos de vulcões "acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020".

Ainda, nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros.

*Com informações do jornal O Tempo

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia