JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

OPAS assegura que vacinas são eficazes contra novas variantes

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

02/08/2021 - 00:00:00. - Por Joanna Prata

Foi publicado, na última semana, um texto assegurando que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes, mesmo com a circulação das novas variantes do vírus SARS-CoV-2. O documento é assinado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é o braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas. Até agora, a OPAS descobriu que o impacto das variantes na eficácia das vacinas contra a Covid-19 tem sido mínimo, conforme a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, em coletiva de imprensa.

A diretora da OPAS reafirmou que as novas variantes aumentam a necessidade de melhorar o acesso às vacinas na América Latina e no Caribe. Etienne acrescentou que a OPAS acompanha as variantes do vírus causador da Covid-19 desde junho de 2020, quando criou a Rede Regional de Vigilância Genômica. Já foram compartilhados mais de 52 mil sequências virais da América Latina e do Caribe e a rede continua monitorando variantes de preocupação em 43 países e territórios que detectaram a variante Alfa.

O caminho da vacinação é a solução para barrar a transmissão do Sars-Cov-2 nas Américas. “O impacto da vacinação na saúde pública é inegável - e estamos vendo isso em locais com alta cobertura. À medida que mais pessoas são vacinadas, menos adoecem gravemente. Eventualmente, isso terá um impacto na transmissão, mantendo-nos todos seguros", informou a diretora.  

Até o momento, 18 países notificaram a OPAS casos da variante Beta; 29 países registraram casos da variante Gama; e 14 notificaram casos da variante Delta, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Canadá, Chile, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Porto Rico, Estados Unidos, Barbados, Peru e São Martinho, detalhou Etienne.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia