GERAL

Entenda o novo currículo de referência das escolas de ensino médio em MG

Publicado em 28/07/2021 às 20:37Atualizado em 19/12/2022 às 02:35
Compartilhar

O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado em abril deste ano. O documento traz modificações que serão implementadas em 2022, em todas as escolas públicas e privadas do estado e que oferecem este nível de ensino. A homologação do Currículo é um dos passos para a implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

A matriz curricular do Novo Ensino Médio será composta pela Formação Geral Básica, que compreende as quatro áreas do conhecimento e seus componentes curriculares: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. E também dos Itinerários Formativos, que é a parte flexível do currículo.

Divulgaçã Secretaria de Estado da Educação

Os Itinerários Formativos serão compostos pelos componentes de introdução às áreas do conhecimento, introdução ao mundo do trabalho, Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

Uma das principais mudanças está na ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para esta ampliação, na rede estadual de ensino mineira, será criado o sexto horário. A diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Letícia Palma explicou que no geral as escolas terão um sexto horário “Mas nos municípios que não conseguirmos essa adequação por causa do transporte escolar teremos um dia de aula no contraturno”, destaca Letícia. A implementação da proposta será gradual.

Divulgaçã Secretaria de Estado de Ensino

Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano do ensino médio, em 2023 nas turmas do 1º e 2º ano, e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º ano. Para os educadores, estão sendo ofertadas formações realizadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

O Novo Ensino Médio traz muitas novidades para os estudantes e um dos objetivos é tornar este nível de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens. Promovendo assim uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por