GERAL

Skatista uberabense analisa desafios e preconceitos do esporte

Raiane Duarte
Publicado em 28/07/2021 às 18:17Atualizado em 19/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Fotos/Reprodução/Instagram 

O skate segue como uma das pautas em alta no país, após Rayssa Leal, de apenas 13 anos, fazer história nos Jogos Olímpicos conquistando medalha de prata. Também campeã em carisma, a Fadinha, como é conhecida, abriu espaço para diversas análises em torno do esporte e discussões em prol de mais incentivo. 

Em Uberaba, o skatista Cadu Garcia, que compete desde de criança, enalteceu a vitória de Rayssa e comemorou o espaço aberto pela atual vice-líder do ranking mundial.  Porém, em entrevista à jornalista Gê Alves, do JM News 2ª Edição, o adolescente também destacou as dificuldades enfrentadas pelos atletas e a falta de apoio. 

"Infelizmente, em Uberaba, é muito difícil treinar por causa da qualidade de pista, a gente passa por muitos desafios", explicou. Cadu ainda pontuou que o preconceito ainda é bastante evidente e que já presenciou situações do tipo. "Sim, muita gente fala que skatista é marginal, já passei por esse tipo de preconceito. No skate, andamos na rua, em uma ocasião eu estava andando na rua com meu pai, filmando para o Instagram e veio um idoso e já começou a xingar a gente", relata. Cadu explica que em Uberaba não há uma associação de skate, mas que há muitos praticantes, relata também que, a maioria ainda são homens. 

Em relação à conquista de Rayssa, o skatista Uberabense, que conhece pessoalmente a campeã, comemora a conquista e explica que ela abre portas para todos. "Essa conquista foi muito importante para a visão que as pessoas têm do skate, para quem não anda de skate e fala que skatistas são marginais. Foi muito bom porque com isso, mais marcas, mais empresas podem investir no esporte, o Governo pode apoiar mais e também há o ponto que os clubes podem começar a disponibilizar e construir mais pistas", celebra. Cadu explicou que conheceu Rayssa quando estava fazendo uma campanha para ir para uma competição na França, ocasião em que ela ajudou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por