GERAL

Minas registra quase mil 'erros' na vacinação contra Covid entre doses vencidas, trocadas, desperdiçadas

Publicado em 23/07/2021 às 15:49Atualizado em 19/12/2022 às 02:43
Compartilhar

Foram encontrados pelo menos 958 erros “evitáveis” durante a campanha da vacinação contra a Covid em Minas. A aplicação de doses vencidas está entre as falhas detectadas. Os dados foram repassados pelas prefeituras à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), entre 18 de janeiro e 15 de julho.

Além da utilização de unidades fora do prazo de validade, ocorreram aplicações de imunizantes de laboratórios diferentes entre a primeira e a segunda dose. Há ainda informações sobre intervalo inadequado, extravasamento, vacinação de menores de 18 anos, que não estão incluídos nos grupos prioritários, e “administração precipitada por via incorreta” – a prática não foi detalhada pelo Estado.

Não foi repassado, no entanto, a lista das cidades que registraram os problemas, nem os números específicos para cada falha. Dentre os erros, 439 ocorreram com vacinas da AstraZeneca, 410 com doses da CoronaVac, 102 da Pfizer e sete com a Janssen. 

Ainda segundo a SES, as ocorrências são consideradas “eventos adversos pós-vacinação evitáveis” e que, portanto, devem ser minimizados por meio do treinamento adequado dos agentes de saúde e uso da técnica correta durante o atendimento.

A pasta recomenda que as prefeituras sigam as condutas frente a identificação dos erros de imunização conforme descrito no Plano Nacional de Operacionalização, o qual indivíduos que iniciaram a vacinação contra a Covid deverão completar o esquema com a mesma vacina.  

Sobre os mineiros que tomaram vacinas de laboratórios diferentes, a pasta disse que os casos “deverão ser notificados como um erro de imunização e serem acompanhados com relação ao desenvolvimento de eventos adversos”.

Até o momento, não há recomendações que indiquem a administração de doses adicionais de vacinas para pessoas que tomaram doses distintas.

Sobre as doses vencidas, vale lembrar que a data varia. A AstraZeneca e a Pfizer duram até seis meses. A Janssen por até 135 dias. Já CoronaVac, por até um ano.

*Com informações de Hoje em Dia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por