JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Como ganhar dinheiro com artesanato?

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

20/07/2021 - 00:00:00.

O Brasil, 48% dos artesãos têm a atividade artesanal como a principal fonte de renda e para a grande maioria (83%) esse rendimento não está sendo suficiente para cobrir os gastos familiares do dia a dia. Para piorar a situação, mais da metade (56%) dos artesãos que buscaram empréstimos ou financiamentos no mercado estão com dívidas em atraso. É o que mostra a 11ª edição da pesquisa “Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios” feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 27 e maio e 1º de junho.

Os resultados negativos obtidos pelo segmento são consequências diretas da pandemia e das sucessivas quedas no faturamento, que - nesta última edição da pesquisa – chegou a registrou uma baixa de 49% em relação a períodos anteriores à crise. Diante deste cenário, nesta semana, o podcast “Que negócio é esse, Sebrae?” traz uma discussão sobre como adaptar a este crise e ganhar dinheiro com artesanato.

No episódio 31, a artesã Simone Oliveira, proprietária da Brasil Pitanga, fala sobre as dificuldades para manter o negócio de portas abertas. Simone produz luminárias e móveis feitos com coador (filtro de papel) de café usado, uma verdadeira arte sustentável que também teve as vendas impactadas neste período de isolamento social.

Em uma conversa com a analista do Sebrae Minas Laurana Viana, a artesã conta como passou a investir nas vendas on-line após o fechamento do comércio físico, e quais os melhores canais para divulgação e comercialização dos produtos artesanais.

Durante o bate-papo, as convidadas destacam a importância e as vantagens da formalização para segmento, além de esclarecer dúvidas sobre a Carteira Nacional do Artesão. Elas ainda discutem sobre o que levar em conta na hora de precificar um produto artesanal, onde buscar inspiração para criar novas coleções, tendências para o pós-pandemia e as oportunidades de comercialização dentro e fora do país.

2º temporada

artesanato é um dos segmentos e nichos que estão sendo discutidos na 2º temporada do podcast do Sebrae Minas. Com novo formato, que une experiência e conhecimento, os episódios trazem sempre a visão de um empresário mineiro e as dicas de um analista do Sebrae Minas. Tudo na dose certa para quem quer saber como enfrentar as dificuldades, aproveitar as oportunidades e se adaptar às mudanças do mercado.

Já estão no ar os episódios sobre negócios da belezaalimentação fora do larpetconstrução civilcomércio varejista , turismo e economia criativa. Para ouvir, acesse o canal do podcast “Que negócio é esse, Sebrae?” e siga na sua plataforma de áudio favorita: SpotifyDeezerApple Podcasts, Google PodcastsSoundCloud, Castbox ou Youtube do Sebrae Minas .

Podcast “Que negócio é esse, Sebrae?”

Episódio 31: Como ganhar dinheiro com artesanato

Gratuito

Disponível nas principais plataformas de áudio  

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Google Podcasts

Castbox

Youtube do Sebrae Minas

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia