GERAL

Fundador de Bitcoin Vault, Eyal Avramovich - Navega nos quatro cantos do mundo das criptomoedas

Publicado em 23/06/2021 às 14:42Atualizado em 18/12/2022 às 14:50
Compartilhar

O ecossistema das criptomoedas evoluiu até se tornar num mundo própio na última década. Quer se trate de DeFi, NFT, futuros trading ou mineração ASIC, as criptomoedas estão crescendo além do previsto por Satoshi Nakatomo no Whitepaper de Bitcoin. 

Neste artigo, vamos usar as experiências pioneiras do cripto, Eyal Avramovich, para navegar pelos quatro cantos deste mundo inovador. 

Eyal Avramovich é o fundador da criptomoeda focada na segurança, Bitcoin Vault (BTCV). Como um pioneiro e empresário de sucesso, seus anos de experiência fizeram dele um especialista no campo das criptomoedas. 

1. Mineração

A mineração é o primeiro canto que vamos explorar. É a forma original de obter criptomoedas que consiste em resolver os algoritmos complexos para verificar e validar as transações no Blockchain. As pessoas que participam neste processo, conhecidas como mineiros, competem para resolver estes algoritmos. O primeiro a fazê-lo é recompensado com moedas recém-criadas.

A mineração de criptomoedas é o lugar onde o Avramovich iniciou a sua viagem em 2015. “Em seus começos, a maioria dos mineiros utilizavam os seus computadores pessoais para mineração. Mas após anos de expansão, todo o processo tornou-se mais exigente. Agora se requer um hardware avançado de mineração ASIC que consome muita energia e gera custos elevados de electricidade”.

A utilização de máquinas tão avançadas e a introdução de quintas de mineração em grande escala significam que os mineiros individuais já não podem competir com o setor industrializado da mineração de criptomoedas.

Para participar no processo de mineração em menor escala, as pessoas recorrem aos pools de mineração. Trata-se de plataformas on-line permite combinar a potência de mineração entre muitas pessoas. Desta forma, aumentam suas possibilidades de serem os primeiros en resolver o algoritmo. As moedas são distribuídas proporcionalmente entre os membros em função da sua contribuição.

A mineração é o processo de validação que é necessário para os Blockchains, com base em Proof of Work (Prova de Trabalho). A primeira criptomoeda, Bitcoin, utilizou este método desde a sua criação. Mas outras criptomoedas oferecem diferentes modalidades para validar as transações. Um deles é o Proof of Stake (Prova de Stake).

Proof of Stake, ao contrario de Proof of Work, não requer um hardware de mineração caro e que consome muita energia. Só precisa que os participantes bloqueiem (ou façam stake) a criptomoeda nativa do blockchain para validar as transações e distribuir as recompensas.

O método Proof of Stake tornou-se cada vez mais estão se tornando cada vez mais populares entre os desenvolvedores e os usuários do mundo cripto. Algumas das criptomoedas populares que usam um mecanismo baseado em Proof of Stake são Cardano, Tezos, Atom e NEO.

2. DeFi

O canto mais empolgante no mundo das criptomoedas é, sem dúvida, das finanças descentralizadas (DeFi). “As finanças descentralizadas referem-se às aplicações financeiras que existem na blockchain. Os serviços financeiros tradicionais, como a banca e o comércio, dependem de  um organismo centralizado que atua como intermediário para todas as operações. DeFi  aspira a tornar-se em uma alternativa inteiramente descentralizada a estes serviços”, comenta Eyal Avramovich.

Através de determinadas aplicações de DeFi, os usuários podem fazer stake com seus criptoativos em pools de liquidez, que atuam como recurso financeiro para eles. Em seguida, recebem uma parte das comissões e juros que são cobrados na plataforma. Trata-se de um método descentralizado que permitem que praticamente qualquer pessoa possa ganhar com suas cripto da mesma forma que só poderia ser feita pelos bancos e as instituições centralizadas mais importantes. 

Alguns dos casos de uso mais populares para aplicações DeFi sã 

Intercâmbios descentralizados. Normalmente denominadas DEX, um intercâmbio descentralizado permite aos usuarios negociar ou trocar suas criptomoedas num ambiente descentralizado entre pares. A utilização de contratos inteligentes e pools de liquidez significa que não é necessário nenhum intermediário e os usuários conservam plena propriedade dos seus ativos. Entre os DEX mais populares estão UniSwap e PancakeSwap.

Mercados monetários. São plataformas de empréstimos no blockchain que permiten as pessoas atuar como os bancos. Os credores depositam os seus criptoativos no seu mercado preferido, e ganham juros dos prestatários. Aave e Compound são duas das plataformas de empréstimos mais populares no espaço DeFi.

Otimizador de desempenho. Existem várias maneiras como os usuários podem ganhar juros en DeFi. Há milhares de pool de liquidez em diversos mercados. No entanto, para a maioria dos usuários é difícil escolher o mercado. É onde entram em jogo os otimizadores de desempenho.  São as plataformas que atribuem verbas automáticamente dos usuários a diferentes mercados, para obter os melhores lucros. Entre as plataformas de otimização do desempenho mais polulares estão Yearn Finance e Idle. 

A maior parte das aplicações de DeFi é executada atualmente no blockchain de Ethereum ou na Smart Chain de Binance. Isso foi um problema para Avramovich e a equipe de Bitcoin Vault, pois o BTCV é executado no seu própio blockchain. Isso significa que não é possível interagir com as aplicações do ecossistema DeFi. Qual é a solução? Uma versão da moeda. Ao fazer um wrapping da moeda, esta se torna um token standard ERC20 ou BEP20, que os usuários podem usar para participar nos ecossistemas de Ethereum e BSC. 

“Os tokens Wrapped BTCV (wBTCV) só podem ser criados quando são apoiados por BTCV. Isso garante que o número total de moedas disponíveis no mercado continue sendo o mesmo. Portanto, o valor de wBTC  deverá sempre ter uma ligação com o BTCV numa proporção de 1:1”, afirma Avramovich.

3. Trading

O trading é o próximo canto que vamos explorar. Chama muita atenção no mundo do cripto. As criptomoedas têm uma reputação de flutuações extremas de preços. Esta foi a fonte de muitas histórias de horror que surgiram nos primeiros anos do cripto, pois as pessoas perderam seu dinheiro através de operações irresponsáveis e hacks de intercâmbio em grande escala. 

Eyal Avramovich afirma: “Estas situações ocorrem raramente agora. Mas o panorama de trading de criptomoedas já amadureceu. Muitos intercâmbios de renome, como Binance, estão liderando a oferta de mercados de trading avançados e altamente seguros”.

Os seguintes são os principais tipos de mercados trading que oferecem intercâmbio de cript 

Spot trading: É a forma mais básica de trading. Os usuários colocam ordens de compra/venda com os seus fondos diretamente no spot (site específico). É boa para os iniciantes em trading. 

Margin trading: Uma forma de trading em que um intercâmbio proporciona um colateral ao usuário por um coeficiente multiplicador em um ativo particular. O usuário pode colocar ordens de compra/venda usando até 20 vezes mais do que o seu depósito inicial. Este método tem o potencial de oferecer maior retorno, mas pode ser arriscado para inexperientes. 

Trading em mercados de derivados: Trata-se de contratos trading baseados num criptoativo subjacente. Em termos simples, os mercados de derivados são mercados especulativos em que os usuários podem apostar pelo preço futuro de um criptoativo. É a forma mais arriscada de trading, onde os usuários podem operar nos mercados de derivados com alavancagem de até 100 vezes do que o seu depósito inicial. 

Os mercados de derivados consistem em duas grandes categorias: 

• Futuros: Um contrato para comprar ou vender um ativo em uma data posterior a um preço predeterminado. Os traders costumam utilizá-los para cobrir os seus investimentos  em mercados voláteis.

• Opções: Um contrato que permite ao trader comprar ou vender um ativo a um preço determinado, em um determinado momento. É frequentemente considerada a forma mais arriscada de trading em cripto, devido à sua natureza muito volátil e imprevisível do mercado. 

4. NFTs e jogos 

Deixando de lado a seriedade de trading, vamos para o canto divertido do mundo das criptomoedas – os NTF. Os NTF, ou tokens não consumíveis, constituem um artigo ou conteúdo autêntico na blockchain. A arte, a música, objectos de colecção e muito mais, estão disponíveis em forma de NTFs. 

“Os NTF oferecem novas oportunidades para os criadores de conteúdos, organizadores de eventos, colecionadores, jogadores e para quase todos. Permitem a proteção completa da propiedade intelectual, e conferem um direito de propiedade indiscutível”, comenta Eyal Avramovich. 

Mercados como Opensea e Rarible se estableceram como plataformas para tudo relacionado com as NTF. Blockchains como Wax construíram redes inteiras otimizadas para as NTF. Mas o maior mercado para as NTF está nos jogos de blockchain. Axie infinity e Alien worlds são dois dos maiores jogos de blockchain, que oferecem objetos ou terrenos do jogo diverso em forma de NTF. Estes NTF podem ser vendidos no mercado e, por vezes, são vendidos a preços elevados. 

A maioria dos jogos de blockchain ainda são fracos em comparação com os  jogos de vídeo tradicionais (ainda não é possível ter jogos como Skyrim ou GTA na blockchain). Mas gradualmente se aperfeiçoam à medida que a tecnologia se desenvolve, e frequentemente empregam uma estrutura de “jogar para ganhar” juntamente com os NTF que são oferecidos no jogo. Esta característica única tem permitiu muitas pessoas, especialmente nas regiões mais pobres do mundo, poder trabalhar jogando estes jogos. 

Você pode rastrear os NTF mais populares dentro do espaço usando o rastreador de Tokens não consumíveis de OpenSea. 

O mundo das criptomoedas está em constante expansão.  Com tantas opções disponíveis e novos usos que surgem regularmente, há sempre coisas novas para encontrar neste campo apaixonante. Eyal Avramovich  e a equipe de Bitcoin Vault utilizam a sua riqueza de conhecimentos e experiência para se manterem informados sobre todas as tendências. Eles continuam posicionando a BTCV como um dos projetos mais inovadores do sector. 

Para conhecer mais sobre BTCV, visite: https://bitcoinvault.global/ 

Páginas de redes sociais de BTCV: 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por