JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Secretário de Maceió demitido após post polêmico sobre suástica nazista

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

19/06/2021 - 08:42:02. Última atualização: 19/06/2021 - 08:43:00.

A prefeitura de Maceió (AL) comunicou, na manhã desta sexta-feira (18/6), a demissão do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade, Ricardo Santa Ritta (PDT).

O desligamento ocorre horas após a publicação de um post controverso pelo político sobre a ostentação da suástica, símbolo do movimento nazista alemão. Na noite dessa quinta-feira (17/6), Santa Ritta fez o seguinte comentário no Twitter:

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a 'suástica' é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”.

O tweet é uma alusão à expulsão de um homem que ciculava em um shopping em Caruaru nessa quinta (17/6) usando uma braçadeira com o ícone nazifascista. Ao ser abordado pelos seguranças, ele reagiu com agressividade e alegou que 'estava em sua liberdade'.

Publicado nas redes sociais, o comunicado da prefeitura não faz menção ao posicionamento de Ricardo, que gerou ampla repercussão negativa em todo o país.

O artigo 1º da Lei 7.716/89 tipifica como crime 'fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo'.

Diversos usuários do Twitter classificaram como absurdo o fato de que o ex-secretário, sendo bacharel em direito, alegar desconhecimento da legislação.

Outros interpretaram o post do pedetista como defesa de grupos supremacistas.

Ricardo apagou sua conta no Twitter. Antes, tentou se justificar.

"O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje, tomei conhecimento que usar símbulo da suástica é crime federal. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disto", escreveu em outra postagem.

Com informações Estado de Minas*

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia