GERAL

Doulas dão mais segurança para gestantes que optam por parto humanizado

Publicado em 10/05/2021 às 20:30Atualizado em 19/12/2022 às 03:53
Compartilhar

Para muitas mulheres, o parto é um momento incrível, mas muito desafiador. Ter o apoio certo na hora de trazer o filho ao mundo pode amenizar as angústias das mamães e deixar o processo mais tranquilo. É por isso que, atualmente, tem se tornado comum a presença de uma companheira muito especial na hora do part a doula. No Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), há dois anos, as doulas têm abertura e autorização para acompanhar as gestantes neste momento tão importante e especial.

Já são 12 doulas credenciadas e autorizadas pelo MPHU para acompanhar as gestantes que optarem pelo trabalho dessas profissionais reconhecidas e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, a profissão tem crescido muito devido ao aumento das buscas pelo parto humanizado, uma das principais vertentes seguidas pelo MPHU.

Doula há sete anos, Jéssica Matos faz parte do grupo Coletivo Adoular, credenciado no MPHU. Segundo a profissional, o trabalho da doula serve para auxiliar a gestante no pré-parto, parto e pós-parto, com métodos não farmacológicos para aliviar a dor e a tensão da gestante. De acordo com a profissional, existem diversos estudos que mostram a diminuição de taxas de cesariana, pedidos de analgesias e melhor qualidade para mãe e bebê nos casos em que há a atuação das doulas.

"A gestante pode iniciar o trabalho com uma doula antes mesmo do nascimento do bebê. A doula serve para dar as primeiras informações que a gestante precisa e ajudá-la a entender o processo de gestação. Durante o parto, estamos ali para dar forças e mostrar à gestante que ela é capaz de conseguir passar pelo parto, mostrar que ela consegue alcançar os objetivos dela. Nesse processo, a doula tem algumas técnicas não farmacológicas para alívio da dor, como bola, bolsas e banhos quentes, métodos de massagens, tudo para deixar o momento do parto bem mais tranquilo. Já no pós-parto, auxiliamos na amamentação e com os primeiros cuidados com o recém-nascido", explica Jéssica.

Para a profissional, realizar este trabalho em um hospital que preconiza a humanização do parto garante mais segurança aos grupos de doulas, que repassam a tranquilidade às gestantes durante o trabalho de parto. "O MPHU sempre foi muito aberto para nós e muito solícito quanto ao trabalho da doula. É um processo em que todos saem ganhando, nós, doulas, o Hospital e as gestantes que optam por este trabalho e automaticamente já escolhem um local que terá abertura, além de confiança e segurança, na hora do parto. O MPHU sempre foi um hospital com a cara da humanização e isso tem sido cada vez mais importante nos dias de hoje", compartilha.

Experiência da mamãe

Daniela foi uma das mulheres que optaram pelo parto humanizado (Foto/Arquivo Pessoal)

A professora e bióloga, Daniela Beatriz Lima Silva Viana, escolheu um hospital que prioriza o parto humanizado e dá abertura para o trabalho das doulas. No ano passado, após descobrir a gravidez da segunda filha, a gestante buscou formas que lhe possibilitariam ter a experiência do parto natural humanizado.

"Eu não consegui, de imediato, uma pessoa que me acompanhasse da forma que eu gostaria. A pessoa que me acompanhava, na época, passou a me recomendar hospitais e disse que em muitos eu não teria garantia das intervenções que eu não gostaria de ter, que o ideal seria que eu buscasse uma equipe de assistência de parto que pudesse me atender no Mário Palmério. Então, fui atrás disso sabendo, justamente, que o MPHU tem essa abertura, que a prática do parto humanizado, por lá, está cada vez mais comum e que a minha doula teria abertura para me acompanhar. Com isso, fiquei bem mais tranquila e me senti mais segura em um espaço que era próprio para o que eu estava buscando no momento de dar à luz a minha bebê", compartilha a mãe de Serena, que veio ao mundo de forma natural e humanizada em 15 de dezembro de 2020.

Para a mamãe, a experiência do parto humanizado com o auxílio da doula foi uma das mais incríveis que já passou em toda a vida. "Foi uma experiência indescritível. De longe, a mais difícil, mas a mais maravilhosa que eu já passei na minha vida inteira. Trazer uma criança ao mundo de forma natural, sem intervenções desnecessárias, é uma coisa inexplicável. Quando a gente fala no parto natural humanizado, ficamos assustadas, porque não é algo que estamos acostumadas a falar e presenciar desde pequena. Crescemos aprendendo a ter medo desse processo, que, na verdade, é um processo lindo e maravilhoso. O parto humanizado é aquele que respeita o tempo da mulher e do bebê, sem intervenções médicas desnecessárias", comenta Daniela.

De acordo com a professora e bióloga, o trabalho da doula é de extrema importância para quem quer passar por essa experiência humanizada de forma segura. "A doula é quem vai segurar a mão da gestante nas horas mais difíceis. Ela lembra o seu propósito, tudo que você sonhou, trabalha o seu emocional, explica sobre os processos e auxilia para que o momento seja sem sofrimento, tudo isso com métodos não farmacológicos de alívio da dor, com massagens no quadril, nas costas, com banhos quentes, sugerindo posições confortáveis. Ela cuida do ambiente,  da gestante e do bebê. Foi muito bom ter uma mulher que entendia tudo que eu estava passando e que estava ali para cuidar de mim e fazer com que aquele  momento fosse maravilhoso", compartilha.

Doulas no MPHU

O MPHU foi um dos primeiros hospitais de Uberaba a liberar a atuação das doulas nos partos humanizados. Segundo a diretora administrativa do Hospital, Denise Monteiro, desde o segundo semestre de 2019, as doulas credenciadas têm liberdade e acesso para acompanhar as gestantes antes, durante e após o parto. No entanto, a diretora explica que este é um serviço à parte, opcional e sem vínculos com o Hospital. Tanto as parturientes do SUS, quanto dos atendimentos particulares e convênios, podem levar a doula contratada, além de um acompanhante. 

"O MPHU conta com um centro obstétrico que segue as normas da chamada 'Rede Cegonha', passando por todos os acompanhamentos, desde o pré-natal até o pós-parto. O local é amplo, feito para receber toda a equipe de médicos, enfermeiros, acolher a gestante, seu acompanhante e as doulas que estiverem acompanhando as mamães", explica a diretora.

Além de estabelecer todos os estágios para a gestante e bebê, com os devidos acompanhamentos nas primeiras horas do recém-nascido, o MPHU também implantou, recentemente, o Espaço Vida. Trata-se de uma acomodação exclusiva para as gestantes que optarem por um local maior e mais reservado na hora de dar à luz. "O Espaço Vida é um espaço voltado para atender única e exclusivamente a gestante que fecha esse serviço, prestado apenas na rede convênio e particular. Devido à pandemia, os atendimentos estão suspensos por um período, a fim de evitar as aglomerações no local, mas trabalhamos e cuidamos para que, em breve, esse serviço seja retomado.", compartilha Denise.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por