GERAL

Um ano de pandemia no Brasil: país registrava em 26 de fevereiro de 2020 primeiro caso

Uberaba registrou o primeiro caso no mês seguinte, em 18 de março

Publicado em 26/02/2021 às 14:38Atualizado em 18/12/2022 às 12:25
Compartilhar

A pandemia, no Brasil, completa um ano. Há dozes meses, o país identificava a primeira contaminação pelo novo coronavírus, um cidadão de São Paulo que havia viajado para a Itália. Contudo, vale destacar que a Europa já registrava centenas de casos de Covid-19. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença (no dia 12).

Uberaba teve o primeiro caso confirmado registrado no dia 18 de março de 2020, uma jovem de 23 anos que havia retornado de Londres. A primeira morte ocorreu no mês seguinte e foi resgitrada no dia 10 de abril, um homem de 74 anos. 

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo adotou medidas para mitigar o efeito da doença na economia, como linhas de crédito para as empresas, e enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial, direcionado à população mais vulnerável.

Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra covid-19 avançaram e tornaram real a possibilidade de imunizar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford. Em Uberaba, a primeira dose da CoronaVac foi aplicada no dia 20 de janeiro. 

Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretam toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval é cancelado para evitar aglomerações. 

Um ano após o início da pandemia, o Brasil segue com níveis preocupantes. O país atingiu ontem (25) um novo recorde de mortes diárias por covid-19, segundo a média móvel de sete dias medida pelo boletim Monitora Covid, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 De acordo com o boletim, foram registradas ontem 1.148 mortes. Foi o segundo dia consecutivo de recorde porque no dia anterior (24) houve 1.123 óbitos. Casos, desde o começo, totalizam 10.393.886  e óbitos 251.661. 

Uberaba também apresenta altos números. Nesta semana, os casos confirmados somaram 15.173 e 345 mortes. O município também teve recorde de mortes esta semana, na terça-feira (23) foram registrados nove mortes, um número até então não visto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por