GERAL

Veterinário assegura que são os humanos que transmitem coronavírus para cães e não o contrário

Raiane Duarte
Publicado em 24/02/2021 às 21:37Atualizado em 18/12/2022 às 12:23
Compartilhar

Com a notícia de que um cão da raça Boxer foi o primeiro caso de Covid-19 em animais em Minas Gerais, muitas pessoas se preocuparam com a transmissão do vírus. Contudo, em entrevista à Rádio JM, o veterinário e professor Cláudio Yudi, assegurou que os cachorros não transmitem para os humanos e sim ao contrário. 

"É preocupante sim, porém a transmissão foi do humano para cão, ou seja, fomos nós que levamos a doença para o cão e não o contrário. Nesse ponto não precisa se preocupar em encontrar um cachorro na rua, ou na casa de um amigo, ele não vai transmitir o coronavírus”, pontua o especialista.

O veterinário completou que os sintomas nos animais são semelhantes aos das pessoas: febre, tosse, espirros e gripe forte. Geralmente os sintomas coincidem com os dos tutores, tendo em vista que a transmissão ocorreu através do dono. É importante que a família acione o médico veterinário para receber as orientações necessárias.  Yudi ainda completa que os relatos são de uma gripe forte, mas que não leva à morte, ou seja, com uma letalidade muito menor ou quase inexistente.

O veterinário cita exemplos de até tigres que ficaram doentes, mas melhoraram, não com cloroquina ou medicamentos do tipo, mas com tratamento comum para gripe. Pontua que os veterinários estão preparados para receber os animais e que aqui em Uberaba o Hospital Veterinário está disponível caso seja preciso colocá-los em área isolada. 

Yudi também afirma que é necessário deixar de ter contato íntimo com o animal e deixá-lo isolado, pois apesar de não serem transmissores, o pêlo deles funciona como uma superfície onde o vírus pode ficar por algum tempo, assim como um corrimão.  "O vírus pode ficar no pêlo, animal não precisa contaminar, mas não lavamos as mãos e passamos álcool gel? O pêlo do animal pode ficar contaminado, por isso que o isolamento é importante, ele não vai passar mal."

“É um vírus comum nos animais, tanto que nós temos vacina para um tipo de coronavírus para cães, que recomendamos que as pessoas vacinem”, explica. Ele ainda complementa, que apesar do vírus ser comum, houveram mutações nos humanos e muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas para verificar a fundo a questão. Explicou que não se sabe se há transmissão de cão para cão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por