GERAL

Foi demitido? Veja dicas de como se recolocar no mercado de trabalho

Publicado em 24/01/2021 às 13:56Atualizado em 18/12/2022 às 12:07
Compartilhar

Em 2020, o desemprego bateu outro recorde e atingiu 14,1 milhões de brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir deste cenário, o Metrópoles elencou cinco dicas para quem quer se recolocar no mercado em 2021.

1 – Faça uma pausa

Para começar um novo ciclo profissional é necessário dar uma pausa e refletir,  repensar suas metas profissionais. Nesse período também é importante avaliar o seu trajeto naquela empresa, os pontos negativos e os positivos. 

2 – Organize suas finanças

Colocar na ponta do lápis todos os gastos, ver o que está sendo pago à prazo e como estão as suas reservas, incluindo as rescisões. Estabelecer uma escala de importância, eliminar supérfluos e evitar endividamentos.

3 – Metas

Estabeleça onde quer chegar, trace metas de aprendizado, faça contatos profissionais, procure recrutadores e envie currículos. Tudo isso irá ajudá-lo a se manter motivado.

4 – Faça networking

Fale com conhecidos que está buscando uma colocação. Aproveite para deixar claro quais são as suas intenções, mesmo que tenha um salário aquém do que recebia. Entre em contato com colegas e outras pessoas que possam vir a ser diferenciais para a sua vida profissional.

5 – Atualize seu currículo

Descreva as suas habilidades e liste tudo de novo que aprendeu ao longo dos anos, especialmente nos dois últimos. Atualize seu currículo com novas informações, procure os novos formatos de CV no mercado e adeque seu perfil no LinkedIn. Faça cursos on-line e pesquise mais na internet. 

Cenário de oportunidades

Se cadastrar no LinkedIn, maior rede social profissional do mundo com mais de 46 milhões de usuários no Brasil, é uma boa maneira de procurar emprego. De acordo com a empresa, 100 mil novos usuários brasileiros ingressam, por semana, na plataforma. Para você conseguir um emprego, é interessante investir no seu perfil. Seguem essas dicas:

Tenha uma foto de perfil – ela precisa refletir seu tipo de trabalho e ser cuidadosamente tirada para o LinkedIn. Um perfil com foto é 21x mais visualizado e recebe 9x mais pedidos de conexão.

Capriche no título – este é o campo que vai te ajudar a se diferenciar em uma busca de um recrutador, por isso, é bacana destacar algo que você seja especialista. Ele deve ter até 3 parágrafos e pode falar um pouco de sua trajetória e objetivo profissional.  Esta é a primeira coisa que os recrutadores olham em um perfil.

Preencha 100% do perfil.

Mantenha o cargo atualizado – usuários com cargo atualizado têm 8x mais visualizações de perfil.

Inclua a instituição de ensino – manter este campo atualizado pode impulsionar em até 17x as mensagens de recrutadores.

Coloque a localização – este campo aumenta em 23x a probabilidade de um perfil ser encontrado no LinkedIn

Inclua as habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais.

Trabalho voluntário – Mesmo que não tenha nenhuma experiência profissional, inclua em seu perfil trabalhos voluntários, intercâmbios, trajetórias acadêmicas, idiomas e certificados.

Monte seu perfil em outros idiomas – caso você tenha interesse em trabalhar fora do país atual, é possível adicionar seu perfil em outra língua.

Expanda a sua rede de conexões – O LinkedIn é uma rede profissional, portanto, adicione pessoas que sejam interessantes ao seu objetivo de carreira. A quantidade de conexões no LinkedIn não significa qualidade da sua rede.

Você pode adicionar colegas do trabalho e de um curso, professores, ex-chefes, clientes, fornecedores e também outros profissionais que você admira. Não precisa incluir a vizinha, o tio e os primos, a menos que eles sejam da sua área de atuação ou interessantes para a sua carreira.

Seja ativo – você pode produzir conteúdos sobre sua área de conhecimento ou mostrar seu ponto de vista sobre um determinado tema por meio de artigos, posts, fotos e vídeos. O usuário ativo na rede social tem a chance de chegar a um número enorme de pessoas e criar uma comunidade em torno da sua marca profissional.

*Com informações Metrópoles

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por