GERAL

Prazo para inscrições do Encceja 2020 é prorrogado até próxima semana

Publicado em 21/01/2021 às 12:05Atualizado em 18/12/2022 às 11:58
Compartilhar

Interessados devem acessar o site para fazer inscrição, prova será realizada só em abril

Fot Agência Brasil 

Os interessados em participar do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) edição de 2020 terão mais alguns dias para fazer a inscrição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) prorrogou o prazo para até as 23h59 do dia 25 de janeiro. Antes a data limite era até esta sexta-feira (22).

O Encceja é uma prova aplicada com o objetivo de oferecer a jovens e adultos a oportunidade de terminar os estudos do ensino fundamental ou médio. Por meio da prova, se o candidato for aprovado, é possível obter o certificado, ou seja, ele passa a ter o documento mesmo já tendo passado da idade prevista e que não esteja estudando em uma instituição de ensino.

A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. A inscrição para o Encceja é gratuita e feita exclusivamente pela Internet.

Data da prova

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será no dia 25 de abril, num domingo, nos períodos matutino e vespertino. A prova será aplicada em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

O exame é promovido desde 2002 pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.Para quem está se preparando para as provas do Encceja, o portal do Inep possui uma série de materiais de estudos.

Além dos cadernos de questões e gabaritos de aplicações passadas, estão acessíveis apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação.

Exame

O exame contém quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Para ser aprovado, o participante tem que obter os pontos necessários em cada área do conhecimento e na redação.

Se a pontuação necessária é alcançada, por exemplo, em apenas duas áreas, o participante pode receber a certificação em apenas essas duas áreas, e, no ano seguinte, tentar nas outras áreas de conhecimento.

*Com informações do portal Governo do Brasil 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por