JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Prefeitura de Uberaba e de outras regiões incentivam pagamento de impostos via internet

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

20/01/2021 - 17:21:28.

Todo início de ano é marcado pela emissão de carnês e boletos para o pagamento de vários impostos, desde o IPTU até o IPVA. Entretanto, em 2021, algumas regiões estão incentivando o uso da internet para realizar todas essas tarefas com o estado. Em Uberaba, por exemplo, o incentivo é para que as pessoas utilizem o site da prefeitura para emitir os carnês do IPTU e realizem tudo de maneira digital. 

Nos primeiros dias de janeiro, a prefeitura de Uberaba anunciou o desconto de 20% para as pessoas que quitarem o IPTU já na primeira parcela, que vence no dia 21 de janeiro. Esse incentivo serve para aumentar a coleta do estado no início do ano e, em simultâneo, evitar o acúmulo de dívidas das pessoas. Porém, essa não foi a única iniciativa que o órgão público ofereceu para os moradores da cidade. 

Desde que começou a emissão dos carnês para o pagamento do imposto, a prefeitura disponibilizou no site do órgão a opção de emissão dos boletos via internet. Ou seja, além de facilitar a vida das pessoas, que podem resolver tudo pelo computador, também será possível cortar gastos da própria prefeitura no futuro. A ideia é reduzir o número de carnês emitidos e enviados para a casa das pessoas, algo que já acontece em outras regiões do Brasil. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, alguns municípios conseguiram economizar até R$ 100 mil com a ferramenta do IPTU Digital. Ou seja, a troca dos carnês físicos pela versão digital acaba por trazer um grande benefício para todos os lados. Entretanto, é importante que mais pessoas tenham acesso à internet, justamente para facilitar a vida do maior número de cidadãos possíveis, e não apenas de alguns privilegiados.

Ferramentas digitais 

A digitalização dos carnês de impostos não é uma grande novidade no Brasil. Na verdade, no caso do Imposto de Renda, a utilização da internet para realizar a declaração e o pagamento é mais que consolidada. O objetivo das prefeituras é realizar essa digitalização para quase todas as obrigações que o cidadão tem com o estado, desde o próprio IPTU até o IPVA, que também pode ser resolvido totalmente online. 

Essa mudança faria com que as ferramentas digitais substituíssem os boletos enviados pelo correio, o que significa uma grande economia para a máquina pública. Além disso, o Brasil também conseguiria ficar mais digital e menos burocrático, que são as tendências de outros setores, desde o entretenimento até o financeiro. Por exemplo, os bancos digitais estão sendo cada vez mais usados justamente para pagar essas contas, evitando o uso de agências bancárias ou de caixa eletrônicos. 

No caso do entretenimento, a digitalização está presente no cotidiano de várias pessoas, desde os fãs de filmes até os que gastam algum tempo com os jogos online. A lista do portal TechTudo aponta que as plataformas de streamings foram alguns dos serviços que mais ganharam novos usuários no ano passado. Isso transformou por completo a forma das pessoas consumirem filmes, séries e documentários. Nos jogos online, as plataformas de cassino são as mais populares, pois estão cada vez mais interativas e inovadoras. O site VegasSlotsOnline explica que as máquinas caça-niqueis online são os maiores destaques dessas plataformas, que possuem temáticas diferentes, ferramentas interativas e a possibilidade de jogar gratuitamente através do smartphone ou do computador. Essas inovações estão fazendo com que o mundo digital tenha cada vez mais espaço na vida das pessoas.

Mais acessos 

Entretanto, para que o máximo de pessoas aproveitem essa digitalização, é preciso oferecer uma conexão de qualidade em todo o país. Segundo alguns dados recentes do IBGE, cerca de 70% dos brasileiros possuem uma conexão com a internet, seja ela móvel ou fixa. Em Minas Gerais, se calcula que cerca de 5 milhões de pessoas ainda não possuem nenhuma forma de conexão. Esse é um problema que prejudica a ideia de digitalizar todos os serviços. 

Algumas ações do Governo, como o Programa Wi-Fi Brasil, são importantes para trazer a conexão para municípios brasileiros mais afastados. O projeto distribuiu mais de 12 mil pontos de internet grátis pelos estados, e deve continuar a crescer em 2021. Recentemente, a região de Conceição do Jacinto, localizada no nordeste de Minas Gerais, ganhou conexão com esse programa nacional. 

O uso da internet é algo essencial para quase todas as pessoas. Por isso, os órgãos públicos estão se adaptando para conseguir utilizar isso da melhor maneira possível. A ideia de digitalizar o pagamento de impostos como IPTU, por exemplo, é um passo importante e que vale a pena apostar. Essas ações são importantes não apenas para economia local, mas também para ampliar o uso de ferramentas digitais na rotina das pessoas.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia