GERAL

O que é redação acadêmica e por que elas são importantes?

Publicado em 18/01/2021 às 16:59Atualizado em 18/12/2022 às 11:51
Compartilhar

A redação acadêmica se tornou uma parte cada vez mais importante da educação à medida que pais e educadores percebem o valor das habilidades de pensamento crítico.

Ainda assim, muitos alunos, pais e até mesmo outros professores não têm um bom domínio dessa área e não entendem a importância de escrever um artigo acadêmico pronto.

É importante não apenas aprender o que é uma redação acadêmica, mas também entender por que ela é essencial no desenvolvimento de pessoas cultas e capazes. O que é a escrita acadêmica?

Primeiro, o que é escrita acadêmica? A maioria dos alunos vê a escrita como algo que eles só precisam fazer porque o professor os obriga, e isso se torna uma tarefa dolorosa e demorada.

Simplificando, a escrita acadêmica ensina os alunos a escrever artigos. Parece muito simples, mas há muito mais detalhes do que isso.

A redação de um artigo é o processo de compartilhar ideias, pensamentos ou opiniões complexas. Os escritores aprendem a construir um argumento ou explicar um conceito bastante complicado combinando frases em parágrafos e setores.

A escrita acadêmica exige que os escritores sejam claros em suas explicações e raciocínios, diretos em sua comunicação e, o mais importante, capazes de fazer os leitores compreenderem seu tema e sua tese. Escrever é pensar

Aprender a escrever artigos é importante não apenas para tirar boas notas ou para conseguir um bom emprego.

É importante porque, em seu nível mais fundamental, trata-se de pegar seus próprios pensamentos e depois organizá-los de forma que sejam lógicos e façam sentido, primeiro para você mesmo e depois para seus leitores.

Isso acontece porque você está retirando esses pensamentos de sua mente e registrando no papel ou na tela.

Se suas ideias forem convincentes e poderosas, esses pensamentos podem se tornar pensamentos de outras pessoas; este é o ponto crucial da comunicação.

Em outras palavras, bons pensamentos significam boa escrita. Se seus pensamentos não são claros, sólidos ou falta estrutura, eles serão escritos de forma inadequada e outras pessoas não entenderão nem concordarão. Habilidades desenvolvidas com a redação acadêmica

A redação acadêmica é útil, mas quais habilidades especificamente ela desenvolve? Aqui estão algumas delas: Comunicaçã Os alunos que conseguem escrever uma redação acadêmica convincente e estruturada podem falar de forma clara e estruturada e com confiança. Esses indivíduos não apenas escreverão bem, mas também falarão e pensarão usando essas mesmas estratégias. Compreender um públic Quando você escreve uma redação acadêmica, precisa entender por quem ela está sendo lida, o que eles precisam ou querem ouvir e como apresentar essas informações da maneira mais convincente. Ao praticar a escrita, os alunos aprendem como considerar seu público e como melhor alcançá-los. Habilidades de linguagem: A escrita acadêmica é uma síntese de todas as outras habilidades do idioma. Você precisa de uma boa gramática, além de um vocabulário acadêmico. Você precisa ser capaz de ouvir e compreender as instruções e precisa ser capaz de escrever para fazer perguntas e expressar suas opiniões. E o mais importante, você precisa ter lido muito. Considerações Finais

A redação acadêmica é importante além dos resultados acadêmicos.

Aprender a escrever de forma correta aguça a mente, ensina a você como se comunicar corretamente, desenvolve capacidades de pensamento crítico e capacidade de compreender os outros.

Escrever é pensar, e todo cidadão merece ser um pensador.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por