GERAL

Quase 50 pesquisadores de MG estão no ranking de cientistas mais influentes do mundo

Publicado em 24/11/2020 às 19:55Atualizado em 18/12/2022 às 10:53
Compartilhar

Foto/Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

A ciência nunca esteve tão em alta como agora, durante uma pandemia mundial, onde grande parte das esperanças de normalidade estão postas em uma vacina. Um ranking global feito por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, elencou os nomes dos cientistas mais influentes do planeta. Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concentra alguns destes nomes importantes. 

O ranking foi publicado pelo jornal científico Plos Biology na semana passada e lista os 100 mil cientistas com as carreiras mais influentes do mundo. Do Brasil, 600 foram incluídos. Em Minas, há 47 integrantes desse grupo, sendo 60% deles da UFMG. Quando analisados apenas aqueles considerados os mais influentes de 2019, o número de pesquisadores na maior universidade mineira sobe de 28 para 39. Desse universo, pelo menos nove estão envolvidos com trabalhos ou pesquisas relacionadas à covid-19.

Na lista está o professor Mauro Martins Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), uma das principais fontes de patentes da UFMG. O cientista coordena os testes da vacina CoronaVac na universidade. Geraldo Wilson Fernandes é professor titular de Ecologia e membro-titular da Academia Brasileira de Ciências, é coautor de estudo internacional que mostra o caminho do vírus no Brasil e que previu as consequências da doença sem o fechamento de acessos aeroportuários.

Em entrevista ao Estado de Minas, Deborah Carvalho Malta, médica e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG, aponta que o ranking não é o que faz a ciência girar. ''Estar num ranking não abre financiamento de forma automática. Tem que trabalhar muito”, afirma. “Estamos na ponta descobrindo coisas, mas é muito preocupante o fato de nosso governo não estar em momento algum preparado para absorver esse conhecimento e transformá-lo em produto para nosso país. São 600 pessoas descobrindo um monte de coisas bacanas, mas que ficam inacabadas. E é muito importante transformar isso em produtos para o bem-estar do país, para gerar uma nova cadeia de produção e empregos, senão vamos continuar da mesma forma, como na época colonial, só mandando para fora produtos manufaturados”, ressalta. “Nós cientistas somos incapazes de fazer essa outra parte: a patente é complicadíssima. Apesar dos esforços nas universidades, é insuficiente, lento e caro. E o que o país mais precisa é sair desse papel de produtor de matéria-prima.”

Foto/Rosânia Felipe/Divulgação

Deborah Carvalho é uma das coordenadoras do projeto ConVid – Pesquisa de comportamento, que verificou como o isolamento social afetou ou mudou a vida da população brasileira. O trabalho é feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na Faculdade de Medicina, estão na seleta lista os professores Francisco Cardoso e Antonio Luiz Ribeiro. Ainda na área da saúde, foram incluídas Tarcília Aparecida Silva, da Escola de Odontologia; e Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem. Tarcília tem pesquisas com ênfase em doenças e, nesse contexto, desenvolve projeto em andamento com pacientes em tratamento com a COVID-19. Seu colega de projeto, Ricardo Santiago Gomez, também está na lista.

Pesquisadores da UFMG mais influentes, de acordo com o ranking da Universidade de Stanford:

ICEX  

Jussara M. Almeida

Virgilio Almeida

Anderson Dias

Ronald Dickman

Elena V. Gusevskaya

Ado Jorio

Gilberto Medeiros-Ribeiro

Fernando M. Q. Pereira

Marcos A. Pimenta

ICB

Heloisa Beraldo

Egler Chiari

Paula Cabral Eterovick

Geraldo Wilson Fernandes

Frédéric Frézard

Sérgio Danilo Pena

Ary T. Oliveira-Filho

Robson A. Souza Santos

Mauro Martins Teixeira

FACULDADE DE MEDICINA 

Francisco Cardoso

Teresa Cristina de Abreu Ferrari

José Roberto Lambertucci

Andy Petroianu

Antonio Luiz P. Ribeiro

ESCOLA DE ENGENHARIA 

Virgina Ciminelli

Roberto B. Figueiredo

Herman Sander Mansur

Antonio Eduardo Clark Peres

Silverio Visacro

ESCOLA DE VETERINÁRIA 

Renato de Lima Santos

FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FaE) 

Brian V. Street 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por