JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Pensando em conseguir uma vaga temporária de fim de ano? Confira dicas para o currículo

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/10/2020 - 00:00:00.

Foto/Pixabay

O final do ano se aproxima e a demanda do comércio e dos serviços cresce, com isto a oferta de vagas temporárias aumenta. Contudo, tendo em vista que esse tipo de vaga é diferente das convencionais, é necessário ter alguns cuidados na hora de redigir o currículo. 

Segundo o economista especialista em capital humano e empregabilidade, Rogério Bragherolli, com o crescimento do comércio eletrônico em função da pandemia, qualificações relacionadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual devem ser priorizadas no currículo.

As vagas temporárias não exigem tantos requisitos quanto às oportunidades para cargos mais específicos. Por isso, o profissional tem maior liberdade para descobrir novas áreas e se desenvolver profissionalmente, aproveitando para ganhar aprendizado. Mas é importante o candidato avaliar as suas próprias características e analisar em que funções gostaria de trabalhar.

Bragherolli alerta ainda sobre os cuidados nas mídias sociais. “Além do currículo, o recrutador irá recorrer à internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento. Atualmente, as redes sociais são filtros importantes”, diz.

Ele aconselha evitar comentários religiosos, políticos e que envolvam assuntos polêmicos que possam levar ao questionamento de postura do candidato. Segundo ele, até mesmo um comentário “despretensioso” pode colocar tudo a perder.

Leia também: Entenda como funciona o recrutamento online e se prepare para o mercado

Confira as dicas de Bragherolli para elaborar o currículo digital:

TECNOLOGIA: Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação profissional. O modelo de trabalho remoto e as habilidades com o novo mundo digital vêm se consolidando, sendo parâmetros diferenciais.

FLEXIBILIDADE: Priorize informações relacionadas à flexibilidade profissional e de horário. Hoje é de suma importância o candidato apresentar disponibilidade para trabalho em formato home office, presencial ou como for melhor para a empresa.

CONCISÃO: Crie um currículo digital com no máximo duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, layout profissional e convidativo. Isto é, com bom espaçamento entre linhas e destaques em negrito somente para as informações que devem ser ressaltadas, pouco sublinhados para não poluir.

COMUNICAÇÃO: A vaga pode ser para atendimento virtual e vai se destacar o candidato que demonstrar a melhor maneira de se expressar, sem usar gírias, abreviações e outros vícios de linguagem que as redes sociais acabam incorporando.

TRABALHAR EM EQUIPE: É fundamental demonstrar proatividade, interesse em aprender e trabalhar em equipe. Isso fará a diferença.

ENDEREÇOS: Inclua o endereço do Linkedin e outras redes sociais que possam contribuir com sua imagem pessoal e profissional. Por isso, é fundamental que as informações estejam alinhadas com o currículo.

*Com informações do G1

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia