GERAL

Estado realiza avaliação de aprendizagem a distância

Publicado em 30/09/2020 às 07:35Atualizado em 18/12/2022 às 09:55
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia, a partir da próxima segunda-feira (5), uma avaliação diagnóstica para analisar como está a aprendizagem no Regime de Estudo não Presencial. O objetivo é identificar possíveis dificuldades e promover melhorias a partir dessas informações. A SEE esclarece que a ação não tem como proposta atribuir notas aos estudantes.

A avaliação será aplicada aos estudantes da rede do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e estará disponível de forma on-line, via aplicativo Conexão Escola. Para os estudantes que não tem acesso à internet, as escolas disponibilizarão a avaliação diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos PETs impressos, os alunos identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

Os estudantes do ensino médio terão acesso à avaliação pelo aplicativo no período de 5 a 7 de outubro. Após esse período, os questionários serão aplicados aos alunos do ensino fundamental em datas a serem divulgadas pela SEE/MG.

A avaliação diagnóstica será feita considerando o conteúdo do Plano de Estudos Tutorado (PET). As apostilas são a principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial, com utilização desde maio.

A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas e poderá ser usado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, a avaliação é mais um dos instrumentos utilizados para determinar as ações pedagógicas. “Nossos alunos serão assistidos de acordo com suas habilidades e nos conteúdos que apresentarem alguma dificuldade. Por isso, a importância da participação de todos os estudantes, do ensino fundamental e do médio, para que as ações sejam precisas”, ressalta.

Os resultados começarão a ser gerados 24 horas após a conclusão do teste e estarão disponíveis para o estudante no próprio aplicativo. No caso das avaliações impressas, os resultados serão informados pela escola após a correção.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por