A Latam implementou um novo sistema de embarque no Chile e no Equador, eliminando o check-in tradicional. Agora, ao comprar uma passagem, o passageiro recebe o cartão de embarque digital instantaneamente. A novidade deve começar a ser implantada também no Brasil até o fim do ano.
Até então, os passageiros dos dois países da América Larina não recebiam o cartão de embarque no momento imediato da compra da passagem aérea. Os viajantes tinham que entrar na página da Latam ou no aplicativo para celulares e realizar o check-in somente a partir de 48 horas antes do voo – como ainda é no Brasil.
A partir de agora, o passageiro já recebe um cartão de embarque dinâmico no momento da compra. Inicialmente ali constam apenas informações relativas ao voo, assento e bagagem despachada (se houver). Depois outras informações vão sendo agregadas como portão e grupo de embarque. É possível ainda receber notificações das alterações através de Whatsapp, SMS ou e-mail.
“Agora todos nossos clientes no Chile e no Equador entraram na nossa página da web ou no aplicativo e poderão adquirir passagens de forma mais rápida e simples, em um processo muito mais ágil que o atual”, disse Paulo Miranda, Vice-Presidente de Clientes do Grupo Latam.
A novidade vale tanto para os voos domésticos nos dois países, como nos voos internacionais. Outros mercados atendidos pela Latam devem receber a novidade até o final do ano, inclusive o Brasil. A perspectiva é que o novo check-in esteja implantado em toda a rede da empresa aérea em 2022.
*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.