GERAL

Aeroporto de Guarulhos instala laboratório para detectar viajantes com Covid-19

Medida faz parte de uma série de ações aplicadas para preparar terminal para o novo normal pós pandemia

Gisele Barcelos
Publicado em 21/09/2020 às 07:11Atualizado em 18/12/2022 às 09:37
Compartilhar

Maior pólo de aviação do país, o aeroporto internacional de Guarulhos a partir de agora conta com um laboratório que realiza testes para Covid-19. Passageiros e funcionários podem realizar o exame e receber o resultado em até quatro horas, o que será importante na fase inicial de retomada das viagens pós-pandemia.

O laboratório fica no terminal 3, de onde partem praticamente todos os voos internacionais do aeroporto. A unidade funciona 24 horas por dia em todos os sete dias da semana, disponível para qualquer pessoa interessada. Para realizar o exame, basta agendar a coleta pelo site do laboratório. O teste custa R$ 350.

O laboratório dentro do aeroporto realiza o exame RT-PCR, em que material do nariz e garganta é coletado para ser submetido a um teste molecular que identifica se existe material genético do vírus no organismo. Esse modelo é o indicado pelo padrão da OMS para o diagnóstico de Covid-19, podendo detectar a presença do vírus em média até o 12º dia de sintomas.

Diante das novas exigências do normal, a instalação do laboratório e a oferta do exame será uma mão na roda para quem pretende viajar antes da chegada da vacina, especialmente para o exterior. Isso porque vários destinos já estão exigindo que os viajantes comprovem estar saudáveis para liberar a entrada no país.

Além de facilitar o acesso a testagem, o aeroporto de Guarulhos também adotou uma série de medidas para se preparar para a retomada das viagens no novo normal. O trabalho inclusive resultou este mês na certificação do terminal pela Airport Health Accreditation (Credenciamento de Saúde Aeroportuária, na tradução literal) da International Airport Council International (ACI).

O aeroporto de Guarulhos foi o primeiro no Brasil a conquistar o credenciamento. Os protocolos avaliam as medidas de saúde e higiene adotadas para promover a segurança de quem passa ou trabalha nos terminais.

Para conquistar esse selo de qualidade foram analisadas diversas áreas e processos incluindo acessos aos terminais, áreas de check-in, processos de segurança, portões de embarque, lojas, praças de alimentação, equipamentos como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira, de atendimento ao cliente, cuidados com bagagens, desembarque e instalações como banheiros e demais áreas de convivência.

As ações adotadas para adaptar o terminal inclui a sinalização indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais; instalação de dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, nova ferramenta que permite consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas. Além disso, também foi estabelecida a aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por