GERAL

Bons resultados e investimentos rurais devem garantir desenvolvimento do setor

Quem busca comprar imóveis, deve ficar de olho ao serviço online “Obter Crédito - Terra Brasil”

Publicado em 18/09/2020 às 14:02Atualizado em 18/12/2022 às 09:36
Compartilhar

O setor agrícola tem apresentado importantes resultados para a economia brasileira. São números que, aliados a alguns investimentos realizados por parte dos órgãos do governo, devem garantir ainda mais o desenvolvimento dessa área.

Dentro desse contexto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou, por exemplo, uma ferramenta que deve tornar a vida do produtor rural mais simples. Isso porque foi apresentado um serviço, totalmente digital, para obtenção de crédito. 

Essa inovação, que acontece por meio do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário, pode ser acessada pelo site do Ministério da Agricultura.  

Essa plataforma, que é mais um incentivo às atividades rurais, tem por objetivo dar dinamismo e agilidade ao acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas. De maneira simplificada, é mais um caminho que se abre para que o trabalhador do campo encontre novos espaços para sua produção rural. Além disso, a novidade permite a realização de pesquisas por implementos agrícolas, agripeças e insumos.

Segundo a SAF, com essa plataforma, é possível que haja uma redução do prazo médio de tramitação das propostas de financiamento. Sendo assim, passaria de 24 meses para aproximadamente seis meses. Outro ponto interessante é que o processo para aquisição de crédito passou por mudanças. Foi reduzido de 12 para seis fases de atendimento. Elas sã Solicitação; Análise Estadual; Análise Federal; Análise Financeira; Ajustes de correções e pendências; e Finalização.

Porém, é preciso ressaltar que apesar de o serviço ser 100% digital, ou seja, não há necessidade de fazer a entrega de documentação física ao governo federal, a aplicação desse crédito por parte do produtor pode ocorrer de várias formas. Seja física ou virtual. De modo geral, é possível adquirir peças online, no entanto também é permitido ir até uma loja, por exemplo. 

Quem busca comprar imóveis, deve ficar de olho ao serviço online “Obter Crédito - Terra Brasil”. Afinal, além de o processo de avaliação da elegibilidade do candidato e do imóvel rural mais rápido, ele fornece informações sobre preços na região de interesse do candidato. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por