JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 23 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Bons resultados e investimentos rurais devem garantir desenvolvimento do setor

Quem busca comprar imóveis, deve ficar de olho ao serviço online “Obter Crédito - Terra Brasil”

18/09/2020 - 14:02:34. Última atualização: 18/09/2020 - 14:06:10.


 

O setor agrícola tem apresentado importantes resultados para a economia brasileira. São números que, aliados a alguns investimentos realizados por parte dos órgãos do governo, devem garantir ainda mais o desenvolvimento dessa área.

Dentro desse contexto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou, por exemplo, uma ferramenta que deve tornar a vida do produtor rural mais simples. Isso porque foi apresentado um serviço, totalmente digital, para obtenção de crédito. 

Essa inovação, que acontece por meio do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário, pode ser acessada pelo site do Ministério da Agricultura.  

Essa plataforma, que é mais um incentivo às atividades rurais, tem por objetivo dar dinamismo e agilidade ao acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas. De maneira simplificada, é mais um caminho que se abre para que o trabalhador do campo encontre novos espaços para sua produção rural. Além disso, a novidade permite a realização de pesquisas por implementos agrícolas, agripeças e insumos.

Segundo a SAF, com essa plataforma, é possível que haja uma redução do prazo médio de tramitação das propostas de financiamento. Sendo assim, passaria de 24 meses para aproximadamente seis meses. Outro ponto interessante é que o processo para aquisição de crédito passou por mudanças. Foi reduzido de 12 para seis fases de atendimento. Elas são: Solicitação; Análise Estadual; Análise Federal; Análise Financeira; Ajustes de correções e pendências; e Finalização.

Porém, é preciso ressaltar que apesar de o serviço ser 100% digital, ou seja, não há necessidade de fazer a entrega de documentação física ao governo federal, a aplicação desse crédito por parte do produtor pode ocorrer de várias formas. Seja física ou virtual. De modo geral, é possível adquirir peças online, no entanto também é permitido ir até uma loja, por exemplo. 

Quem busca comprar imóveis, deve ficar de olho ao serviço online “Obter Crédito - Terra Brasil”. Afinal, além de o processo de avaliação da elegibilidade do candidato e do imóvel rural mais rápido, ele fornece informações sobre preços na região de interesse do candidato. 

Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia