GERAL

Entenda como funciona o recrutamento online e se prepare para o mercado

Raiane Duarte
Publicado em 17/09/2020 às 20:48Atualizado em 18/12/2022 às 09:32
Compartilhar

Foto/Reprodução

A pandemia mudou diversos cenários da vida em sociedade, entre eles, a forma de se procurar emprego. Se antes era comum entregar um currículo e esperar por aquela temida entrevista presencial, hoje nem sempre é assim. Os formatos de seleção e recrutamento mudaram e a transformação foi quase completa. Agora, o principal espaço para todo esse processo de aproximação entre candidato e empresa é o ambiente virtual. 

Currículo enviado apenas por e-mail, apresentações em vídeo, testes virtuais de aptidão e inglês, entrevistas através de plataformas online. Tudo isso faz parte da nova realidade e para quem está procurando emprego é essencial se inteirar do assunto, para se sair melhor em um processo seletivo. 

A psicóloga e especialista em estratégia de Recursos Humanos Daniela Sabino explica que os profissionais da área de recrutamento também tiveram que se adaptar, não apenas os candidatos. "Tivemos que desenvolver uma nova habilidade, antes era a habilidade de você apenas analisar aqueles dados, hoje é a habilidade de você analisar pelo online, tem toda uma preparação", aponta.

"Antes muita coisa era feita de forma presencial, agora temos o digital. O digital não só para entrevista como também para uma apresentação especial, estamos fazendo muito aquelas primeiras etapas de triagem. Pedimos para o candidato fazer uma apresentação em vídeo se auto-apresentando para conhecermos ele”, explica. 

Preparação para o processo online

Mas como se preparar? O que organizar? Daniela Sabino relembra que as habilidades de comunicação permanecem essenciais; boa oratória, firmeza e postura. Mas complementa que agora os meios de comunicação também são importantes, ou seja, é importante se atentar para a estrutura física dos equipamentos utilizados e também para o local escolhido.  

“Não é apenas o conteúdo, tem pessoas que estão fazendo a apresentação e o filho está atrás. O candidato tem esses desafios, da estrutura para entregar um vídeo, entrevista, ter um microfone, um celular bom. Às vezes não sabe mexer nas ferramentas, como por exemplo o Zoom”.

Desta forma, é importante verificar antecipadamente detalhes possíveis de serem arrumados. Checar o lugar onde irá gravar ou fazer a entrevista virtual ao vivo, deixar as pessoas da casa avisadas para que evitem fazer barulho, conferir a bateria do celular e do notebook, ver qual aparelho dos que estão ao alcance tem um microfone e uma câmera melhor. 

Daniela Sabino ainda lembra que a iluminação é primordial e aconselha, caso seja um vídeo gravado, que o candidato escolha fazê-lo de dia e em um momento silencioso. Caso seja um encontro à noite, é interessante verificar qual cômodo da casa tem uma iluminação mais clara e menos amarelada. Também é primordial verificar a conexão com a internet. 

Processos seletivos no pós-pandemia 

Questionada se há possibilidade dos processos virtuais continuarem no pós-pandemia, Daniela Sabino acredita que o modelo veio para ficar, principalmente em um formato híbrido, entre online e presencial. “Creio que sim, que continue neste formato híbrido, o digital está chegando muito na área de Recursos Humanos, o robô, a inteligência artificial e eu creio que a crise acelerou tudo isso”. 

“A etapa de receber currículo por e-mail já estava muito forte, as outras etapas eram presenciais, eu fazia online em uma situação ou outra, quando a pessoa era de fora, exemplo estava lá em Belo Horizonte, mas quando era de Uberaba chamávamos todo mundo”. aponta.  Desta forma, Daniela indica a necessidade do candidato continuar se adaptando, pois a mudança na forma de recrutamento é contínua. 

Mas afinal de contas, ainda há vagas?

Uma pergunta importante pode surgir após toda essa preparação; “Há vagas no mercado de trabalho, para que eu consiga chegar até a parte do processo seletivo online?”. Daniela Sabino é categórica ao falar que sim, mas afirma que a maior demanda é por profissionais capacitados e que consigam preencher os requisitos da vaga. 

A profissional explica que em momentos de crise nota-se que não há necessariamente uma grande abertura de novas vagas, mas sim um processo de manutenção. Muitos funcionários que não têm grande desempenho costumam ser desligados de suas funções em momentos de crise, o que abre vagas no mercado. 

Quanto aos nichos onde surgem essas vagas, Daniela explica que são muitos. “São diversos, hoje estou com uma vaga para caixa de supermercado e uma para analista”, exemplifica. Outra área que a recrutadora é enfática ao afirmar haver alta demanda é na de Tecnologia da Informação (TI). Ela explica que vagas do tipo sempre surgem, mas que são difíceis de serem preenchidas e ainda completa que a tecnologia, tendo em vista todo esse cenário atual, deve crescer ainda mais. 

A dica é que o profissional se capacite dentro de sua área, tenha um bom currículo e claro, se prepare para o processo de seleção híbrido. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por