JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Estudo aponta que há 5 tipos de donos de gato; confira

16/09/2020 - 00:00:00.


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que existem pelo menos cinco tipos de donos de gato.

A pesquisa foi realizada porque organizações de conservação se preocupam com o número crescente de animais caçados pela grande população de gatos domésticos no Reino Unido. Por isso, os estudiosos quiseram avaliar como os donos lidavam com a autonomia de seus animais.

Apesar da maioria dos gatos de estimação matar poucos animais selvagens, o número de pássaros, pequenos mamíferos e répteis capturados pode crescer com uma população de cerca de 10 milhões de bichanos.

Os pesquisadores entrevistaram 56 tutores no Reino Unido e descobriram que eles variavam entre os seguintes tipos:

Cuidadores conscientes: que se sentem responsáveis e estão preocupados com o impacto dos gatos na vida selvagem ao redor.

Defensores da liberdade: que se oponhem a quaisquer restrições ao comportamento dos gatos.

Protetores preocupados: focam na segurança do bichano.

Guardiões tolerantes: não gostam de ver seus gatos caçando, mas tendem a aceitar o hábito.

Proprietários laissez-faire: são amplamente ignorantes de quaisquer problemas em torno da caça e perambulação desses animais.

O levantamento foi publicado este mês na revista Frontiers in Ecology and the Environment, existem cinco tipos de tutores de felinos quando o assunto são os hábitos de caça e as andanças dos animais.

"Embora tenhamos encontrado uma série de pontos de vista, a maioria dos proprietários de gatos no Reino Unido valorizava o acesso externo aos seus gatos e se opunha à ideia de mantê-los dentro de casa para evitar a caça", afirma Sarah Crowley, autora principal do artigo e membro do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter.

Juntamente com a pesquisa detalhada, os pesquisadores também criaram um questionário simples, disponível online em inglês, para que os donos de gatos possam descobrir qual categoria os descreve melhor.

*Com informações Revista Galileu

Leia mais


DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia