GERAL

Mesmo com o crescimento da colheita mecanizada, agropecuária tem saldo positivo em postos de trabalho

De janeiro até junho no setor agropecuário, as admissões foram de 437.999

Publicado em 10/08/2020 às 15:19Atualizado em 18/12/2022 às 08:35
Compartilhar

As contratações de mão de obra qualificada para serviços na área rural estão a todo vapor. Isso se deve ao fato de que a época de colheita, em boa parte das culturas agrícolas da safra de verão, já chegou. Entre elas estão as plantações de café, soja, cana, algodão e laranja, além do plantio de lavouras de inverno, como o trigo, aveia, centeio e cevada.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, o setor agropecuário, que envolve agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, apresentou a marca positiva de 36,8 mil vagas. Isso é a agricultura indo na contramão de outros setores da economia, que registraram resultados negativos para o emprego, como o de Serviços, Comércio e Indústria em geral. Vale dizer que a Construção Civil também teve desempenho favorável, com 17,2 mil novos postos.

De modo geral, de janeiro até junho no setor agropecuário, as admissões foram de 437.999, os desligamentos de 375.366, e o saldo foi de 62.633 postos de trabalho. Dados extremamente interessantes, já que muito é discutido sobre a substituição do trabalho do homem pela mecanização da lavoura. 

Em São Paulo, por exemplo, que possui a cana-de-açúcar como o principal produto da agropecuária paulista, ocupando a primeira posição no ranking do Valor da Produção Agropecuária (VPA), gerando sozinha R$ 30,2 bilhões, ou seja 37% de toda a riqueza produzida em São Paulo, em 2019, boa parte tem passado por mecanização. 

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), para a safra 2018/19, o índice de mecanização atingiu 95,3% do total de área cultivada com cana-de-açúcar no Estado. Isso indica que a procura por tratores a venda em São Paulo (SP) e outros maquinários agrícolas está em pleno desenvolvimento. 

Nesse contexto, é natural que produtores optem por equipamentos que possuem tradição de mercado. Afinal, para se entregar bons resultados é necessário investir em boas máquinas. Sendo assim, a venda de tratores Valmet, por exemplo, se torna uma das principais buscas. Uma alternativa inteligente, já é preciso se destacar na dinâmica de trabalho, pois dos 514 municípios produtores de cana pesquisados no levantamento, o uso de máquinas atinge quase a totalidade das áreas cultivadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por