GERAL

38 cidadezinhas de Minas ainda não registraram contaminação pelo coronavírus, veja quais

Publicado em 06/08/2020 às 21:07Atualizado em 18/12/2022 às 08:31
Compartilhar

Foto/Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

Casa Grande, a prefeitura também aderiu ao programa do Estado

95% dos municípios de Minas Gerais já foram atingidos pelo coronavírus, contudo, há ainda cidadezinhas que não tiveram casos. Das 853 cidades que compõem o estado, 38 municípios se mantêm sem contaminação. As regiões Noroeste e Triângulo Mineiro já foram afetadas pela doença. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

As cidades são pequenas, das não atingidas, a mais populosa é Pedra de Maria da Cruz, na Região Norte, tem 12.107. Contudo, essas cidades sem registro de infecções não estão blindados contra o micro-organismo. É o caso de Queluzito e Casa Grande, cidades vizinhas uma da outra e com média de 2 mil habitantes, que recebem diariamente pessoas de Belo Horizonte e de outras localidades com alto número de infectados.

Em Queluzito, ações de orientação à população foram fundamentais para manter o vírus longe da cidade até aqui. "O medo hoje é um aliado nosso", acredita o prefeito Célio Pereira de Souza (PR). Segundo a prefeitura, um kit higiene com máscara, sabonete e álcool em gel foi entregue para toda a população, de casa em casa, pelos agentes de saúde. Além disso, a prefeitura promove a desinfecção de ruas semanalmente. Na entrada da cidade, uma barreira sanitária afere a temperatura de quem chega.

Queluzito adotou ao programa Minas Consciente, do governo estadual, que estabelece protocolos sanitários para que as prefeituras possam avaliar condições e permitir – ou não – a retomada das atividades da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

A 12 quilômetros, em Casa Grande, a prefeitura também aderiu ao programa. A exemplo de Queluzito, o município também não teve registro de casos. Além de adotar as mesmas medidas de prevenção, a administração acredita que o clima frio foi favorável ao isolamento social. 

*Com informações Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por