GERAL

Meteoro bola de fogo cortou os céus de Minas Gerais

Publicado em 06/08/2020 às 21:00Atualizado em 18/12/2022 às 08:31
Compartilhar

Foto/Reprodução/Clima ao Vivo/Bramon

Um fenômeno natural raro encantou alguns mineiros durante esta semana. Um meteoro fire ball cortou o céu do estado na noite de segunda-feira (3). Provavelmente se desintegrou completamente antes de chegar ao solo.

Registrada por 13 câmeras em dez cidades diferentes do país, sendo sete em Minas Gerais (Santo Antônio do Monte, Pedro Leopoldo, Lagoa da Prata, São Francisco de Paula, Oliveira, Carmo da Mata e Patos de Minas, além de Rio Bonito-RJ, Araçoiaba da Serra-SP e São Paulo), a bola de fogo permitiu a observação de sua velocidade e trajetória justamente por essa quantidade de captações.

O registro mais importante ocorreu em Oliveira, feito pelo repórter cinematográfico Welter Mesquita Vaz

"Tratou-se de uma fire ball ou bola de fogo, que é um fenômeno que ocorre quando um meteoro atinge nossa atmosfera e vai perdendo a luminosidade sem haver uma explosão final. Esse objeto provavelmente foi consumido na passagem, mas era grande o suficiente para provocar essa luminosidade que vimos informou Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network, ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros).

"A rocha, com massa entre três e cinco quilos, atingiu a atmosfera da Terra a uma velocidade de 14.1 km/s, ou seja, mais de 50 mil km por hora", explicou Zurita.

Apesar de nessa época do ano ser comum a chuva de meteoros conhecida como Alfa Capricornídeos, tendo o Brasil como posto privilegiado para sua observação, essa bola de fogo em particular não faz parte desse espetáculo.

*Com informações O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por