GERAL

Exame aponta que dinossauros também tinham câncer

Publicado em 06/08/2020 às 20:48Atualizado em 18/12/2022 às 08:31
Compartilhar

Novo estudo identificou pela primeira vez um caso de câncer em dinossauro, indicando que eles também sofriam com a doença.

Um osso malformado da perna de um Centrossauro, desenterrado no Canadá em 1989, havia sido originalmente considerado pelos paleontólogos como uma fratura cicatrizada. Um novo exame sob um microscópio, porém, revelou que se tratava, na verdade, de um tumor maligno. Na análise, foi utilizada uma técnica também aplicada no diagnóstico de câncer em humanos.

A pesquisa foi publicada na edição de agosto da revista The Lancet Oncology. Para o co-autor do estudo, Mark Crowther, a descoberta torna os dinossauros mais reais. 

De acordo com o estudo, o câncer foi uma metástase desenvolvida neste herbívoro de chifres de 76 a 77 milhões de anos e provavelmente baqueou o gigante. No entanto, acredita-se que não foi o câncer em estágio avançado nem predadores que mataram o animal.

"Muitas vezes pensamos neles como criaturas míticas, robustas e pesadas, mas (o exame mostra que) elas sofriam de doenças, assim como as pessoas", disse.

A maioria dos cânceres ocorre em tecidos moles, que não são bem preservados nos fósseis, destacou Crowther, um entusiasta dos dinossauros e presidente da faculdade de medicina da Universidade McMaster, no Canadá.

Crowther disse que é provável que os dinossauros tivessem maior risco de osteossarcoma, que afeta crianças e jovens com ossos que crescem rápido demais, porque eles cresciam muito e rapidamente.

Como os ossos foram encontrados junto com mais de 100 outros do mesmo grupo, é mais provável que todos tenham morrido em um desastre repentino, como uma inundação, e que, antes disso, seu grupo protegesse o dinossauro manco, prolongando sua vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por