JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Jogos mobile conquistam cada vez mais usuários com novos recursos únicos

04/08/2020 - 17:33:49.


Photo by Pikrepo/Free for commercial use “Jogos mobile de sucesso contam com diversos recursos únicos que retém usuários”

Segundo a empresa Newzoo, até o final de 2020 já serão mais de 2,7 bilhões de usuários de jogos mobile em todo o mundo. Os jogos de celulares são um fenômeno que têm conquistado cada vez mais entusiastas e seus recursos únicos são inspirações para qualquer modelo de negócio.

Conquistando e retendo usuários com a gamificação

O principal sistema de retenção de usuários dos jogos mobile é a chamada gamificação. Cunhada pela primeira vez pelo programador e designer de games Nick Pelling, a gamificação era apenas o processo de utilizar diversas mecânicas de recompensa e recursos únicos para manter os usuários ativos em um jogo, mas rapidamente passou a ser utilizada para todo tipo de aplicativo e até mesmo outras áreas do cotidiano.

De acordo com dados fornecidos pela Statista, mais de de 6.100 aplicativos foram lançados na Play Store da Google todos os dias no primeiro trimestre de 2018. Uma parcela significativa deles foi baixada e utilizada nesse primeiro momento. Entretanto, quase 80% dos usuários não retornou ao app meras 72 horas após a primeira utilização.

É exatamente nesse sentido que a gamificação é tão importante. Através dela é possível aliviar o estresse potencial de começar um novo jogo ou tarefa e ajudar os usuários a continuarem engajados e retornando não apenas após o primeiro contato com o app, mas durante meses e até mesmo anos.

Muitos exemplos de gamificação disponíveis

A gamificação é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para qualquer empreendedor e não faltam exemplos bem-sucedidos que podem ser recriados pelos interessados.

Por exemplo, de acordo com dados fornecidos pelo Tinder, o principal mecanismo do aplicativo de “deslizar para a direita” foi inspirado por um experimento psicológico realizado em Harvard pelo pesquisador Burrhus Skinner, que notou que era possível aumentar o engajamento dos participantes com uma ação simples independente do resultado obtido por eles.

Em outras palavras, o estudo de Skinner revelou que as pessoas gostam de jogos que sejam relativamente fáceis de realizar, mas desafiantes o suficiente para não serem monótonos.

O mesmo princípio é utilizado em todas as redes sociais de sucesso atuais, que ao oferecer o “feed”, espaço onde é possível encontrar todo tipo de postagem e emoções diferentes, para os usuários faz com que eles sempre queiram continuar utilizando a plataforma independente do resultado de cada post individual.

Nos jogos mobile isso é utilizado de outra maneira que está muito mais relacionada com as possíveis recompensas que os usuários recebem por baixarem o jogo ou continuarem jogando.

Por exemplo, “Fortnite” da Epic Games e diversos outros jogos com estilos similares, como “Garena Free Fire” da 111dots Studio, premiam o engajamento dos jogadores ao contarem com diversos “passes” e sistemas de progressão que só conseguem ser atingidos se o usuário jogar todos os dias, enquanto os prêmios por isso ficam visíveis logo após a barra de progresso.

Outro exemplo excelente de recompensa diária que aumenta o engajamento e retenção dos usuários é o novo sistema de jackpots diários das famosas slots da PokerStars.

Chamado de “Jackpots Daily Drops”, esse sistema garante que todos os dias sairá pelo menos um jackpot progressivo para os jogadores das slots além dos jackpots normais, o que faz com que os usuários tenham um ótimo motivo paras se conectar todos os dias no aplicativo.

Photo by Pxfuel/Free for commercial use “Fortnite, um dos grandes sucessos atuais, conta com diversos mecânicos que trazem os usuários de volta todos os dias”

Principais tipos de recompensas para qualquer empreendimento

Existem muitos recursos únicos de jogos mobile e seria impossível citar todos. Apesar disso, de acordo com o autor e especialista em gamificação Gabe Zichermann, é possível dividir as diferentes recompensas com base em diferentes níveis de poder e custo para os usuários.

A hierarquia de Zichermann, que remete a mundialmente conhecida pirâmide de Maslow, é composta por recompensas relacionadas a bens materiais, poder, acesso e status.

O limite inferior dessa hierarquia conta com recompensas fáceis de chamar a atenção dos usuários no começo, mas que também podem fazer com que ele perca o interesse a longo prazo. Nesse nível é possível encontrar cupons de bônus para novos usuários, que podem envolver desde recompensas de experiências até novos itens.

Já o limite superior de Zichermann conta com recompensas mais desafiadoras de serem obtidas pelos usuários, mas que podem resultar em jogadores muito mais engajados no título. Aqui é possível encontrar das famosas “classes de prestígio” de jogos que só são liberadas após dezenas ou até mesmo centenas de horas até posições de poder em guildas e outras organizações dentro do mundo do jogo.

Em termos simples e replicáveis, é preciso alcançar um equilíbrio entre recompensas do limite inferior, responsáveis por atrair e reter novos jogadores no importante período inicial de engajamento – com recompensas do limite superior para garantir que os usuários continuem visitando o jogo por muito tempo.

Número de usuários de jogos mobile deve crescer cada vez mais no futuro

O Brasil já conta com mais de 420 milhões de aparelhos digitais em circulação e a introdução das redes 5G e maior conectividade proporcionada por elas deve fazer com que esse número cresça ainda mais.

Os recursos únicos dos jogos mobile são algumas das ferramentas mais interessantes já criadas e as lições apresentadas por eles podem ser replicadas para aumentar o engajamento e reter usuários para diversos outros tipos de empreendimento.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia